AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS (Lição 6 do 2º trimestre de 2015)

A atenção especial que Jesus deu às mulheres, como visto no evangelho de Lucas, indica a todos nós a consideração especial que devemos dedicar às mulheres. Mães, esposas, irmãs e parceiras especiais designadas por Deus (ver Gn 2:18-25):
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.”
Gênesis 2:18

Paolo_Veronese_Jesus_WomenInteractionVerso da Semana: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:26-28

A atitude de Cristo para com as mulheres era maravilhosa; Ele podia misturar-Se livre e naturalmente com as mulheres dos seus dias. A Sua maneira pode ser descrita como revolucionária, mas deixou um legado às mulheres de respeito e apoio da força feminina, não só no seio da família mas também da igreja cristã e sociedade.

O Antigo Testamento trata de uma sociedade orientada e dominada pelos homens, mas apesar disto, as mulheres também eram membros da comunidade e com um importante papel a executar, não apenas como esposas e mães, mas como pessoas que colaboravam com a obra de Deus. A atitude de Jesus, nos evangelhos, contrasta vivamente com estes antecedentes. Embora, Jesus, de maneira nenhuma negasse a diferença entre os sexos, houve pouca ou nenhuma, diferença no Seu modo de tratar homens e mulheres.

É interessante como as Escrituras colocam a mulher no mesmo nível de relacionamento que os homem, assim como o Filho está relacionado com o Pai. De acordo com a Bíblia, o homem é para estabelecer o padrão espiritual e dirigir as questões da casa de tal maneira que Deus seja louvado e glorificado. Sua esposa é para auxiliar e manter este compromisso. Um marido é para doar-se à sua esposa assim como Cristo amou e deu-Se a Si mesmo à igreja; o marido deve amar a esposa como o seu próprio corpo. Esta é a razão para um casamento cristão feliz e para a mulher ser igual ao homem e nunca inferior. Ver a comparação em Efésios 5:25-33. Longe de ser uma relação sufocante para o casal, o desígnio de Deus para o casamento cristão liberta marido e mulher para ser uma pessoa de Deus, consistente em suas diferenças, mas iguais em sua relação com Deus e pessoas.

Ao tempo de Jesus a corrupção do pecado se espalhara por toda a humanidade, independente do gênero, homem ou mulher.Entretanto, achava-se entre o povo do Senhor, mulheres com possibilidades de virtude e bondade, caráter e dedicação nos papéis que Deus lhes destinara.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.”
Provérbios 31:10-12

Quando do advento de Jesus, ao cumprir sua missão redentora, as mulheres exemplificadas nos evangelhos, embora não tivessem entendido em toda sua profundidade o que estava acontecendo, agiram com grande fidelidade e fé para com a ação de Deus.

“E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam.
Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.”
Lucas 23:27-28

Atualmente, nesta éra ‘moderna’ e da ‘informação’, temos adquirido porções extremas de conhecimento em relação às gerações passadas, entretanto, nada indica que tenhamos agora uma geração mais sábia que as outras. As mulheres não são avaliadas mais pelos seus dotes de companheiras e orientadoras de uma família voltada para os caminhos da paz de Deus , mas avaliadas pelos seus dotes externos de beleza, ou, comparadas aos homens, por sua capacidade de produzir bens e riquezas materiais.

O materialismo radical desvalorizou o papel da mulher na família e conduziu à criação de um individualismo destrutivo do modelo bíblico. A mulher cristã atual recebe o desafio de cumprir na sociedade atual o seu primeiro chamado de reproduzir o espírito de dedicação, bondade, sabedoria e fidelidade do modelo bíblico contido no relato do rei Lemuel em Provérbios 31.

“Cristo dá valor aos atos de sincera cortesia. Quando qualquer pessoa Lhe prestava um favor, com celestial delicadeza Ele a abençoava. Não recusava a mais singela flor arrancada pela mão de uma criança e a Ele oferecida com amor. Aceitava as ofertas dos pequeninos, e abençoava os doadores inscrevendo-lhes o nome nos livros da vida. A unção feita por Maria acha-se nas Escrituras, mencionada como distintivo das outras Marias. Atos de amor e reverência para com Jesus são uma demonstração de fé n’Êle como Filho de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, 564.

“Nenhuma oferta é pequena quando dada com sinceridade e alegria de alma.” Parábolas de Jesus, 359.

A atenção de Jesus para com a mulher, ressalta a necessidade de resgatarmos, durante nossa espera pela Sua volta, o real papel bíblico da família, todos se tratando com deferência, cortesia e amor. A mensagem às mulheres de todas as nações é que, em Jesus, elas são filhas de Deus, herdeiras da promessa feita a Abrahão (Lc 13:7-17) e que homens e mulheres, com papéis diferentes na criação, continuam tendo o mesmo valor diante de Deus e sendo um em Jesus Cristo.

fcf

Anúncios

, , , , , , , , , , ,

  1. #1 por Alceu Publicidade em 26 de agosto de 2015 - 10:39

    Gostaria de continuar recebendo as lições.

    Date: Tue, 5 May 2015 00:37:56 +0000 To: alceupublicidade@live.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: