O CHAMADO PARA O DISCIPULADO

“E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro”.
 I Coríntios 4:6.
As pessoas egoístas seguirão a sua própria sabedoria e dirão que têm liberdade para tratar a Bíblia como uma mensagem dinâmica que se adapta às circunstâncias da vida, mas os discípulos mostrarão respeito profundo para com Deus. O discípulo humilde jamais ousaria mudar a lei ou ultrapassar o ensinamento de Jesus. Ver 1 João 1:9.

ultima-ceia-tintorettoQual é o custo do discipulado? Aí está:
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?” Lucas 9:23-25.

Renunciar o próprio eu é uma tarefa somente para pessoas humildes; que reconhecem Deus como o Senhor de suas vidas. Renunciar significa abrir mão de algo do seu interesse próprio em favor de outra pessoa ou empreendimento. No caso, o crente renuncia viver de acordo com a sua vontade e passa a viver de acordo com a vontade de Deus.

Renúncia é a primeira condição para quem quiser seguir Jesus. Renunciar o ego é a maior dificuldade que as pessoas encontram para seguir Jesus. Assim como não é possível viver sem água, alimento, o ar; a vida cristã vitoriosa torna-se impraticável sem a renúncia do eu. Renunciar nosso ego é muito difícil, pois vivemos quase que totalmente em função dele. Para que haja crescimento espiritual precisamos renunciar nosso eu; isso significa evitar que nosso ego domine e recusar satisfazer os nossos próprios desejos carnais. Renunciar o eu significa não viver mais para nós mesmos, mas para Deus. Quando não há disposição para renúncia de coisas que são prejudiciais à nossa vida, não há crescimento espiritual. Quando não há disposição para renunciar nosso eu, o Espírito Santo não tem lugar para nos moldar e agir através de nós. Jesus disse: “Não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda”. Quem não é capaz de suportar isto, não sabe o que é maturidade cristã.

Se a renúncia do eu refere-se as coisas do coração, a renúncia da vida refere-se às coisas externas que envolvem a vida. Jesus disse: “Aquele que quiser salvar sua vida, perdê-la-á, mas aquele que renunciar sua vida por amor a mim e do evangelho, acha-la-á”. Se desejamos agradar a Deus, precisamos renunciar a vida mundana, certas companhias, certos ambientes, certos programas e até certos trabalhos.

O crente é convidado para estar renovado no Espírito Santo: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:1 e 2. Este mundo cria atmosferas espirituais que contribuem para os maus desejos da natureza humana. O mundo está cheio de busca insaciável de prazeres. Em termos práticos, o espírito deste mundo tira proveito do fato de que os seres humanos têm desejos carnais que lhes são natos: o desejo pelo prazer, pelo poder e o desejo de ter lucros. O diabo procura constantemente criar situações que são feitas à medida para instigar o desejo pecaminoso em nós. Este é o motivo pelo qual o diabo é chamado príncipe das potestades do ar. 

Muitos são os convites para o pecado e o filho de Deus deve renunciar; a pornografia, a perversão sexual, o uso e o comércio de bebidas alcoólicas, as músicas que pervertem os sentidos, as diversões excitantes, como bailes, jogos de azar, estádios de futebol, filmes de caráter espírita e destrutivo à moral, teatro e cinema, etc… Renunciar é deixar de praticar estas coisas até que esteja completamente restaurado e consciente dos seus limites, e é preciso decidir e manter a decisão em afastar-se daquilo que o leva a pecar. Até a casa deve ser cuidadosamente guardada. A televisão, é uma forma do inimigo poder trazer uma atmosfera de desejos exagerados para a sua sala. Outros itens dentro da casa devem ser vistos como ciladas potenciais como; revistas, jornais e hoje em dia principalmente a internet. Não é preciso necessariamente cortá-los completamente, mas pelo menos ser cuidadoso sobre o que há em casa. O crente que deseja morar com Jesus deve eliminar da sua vida e da sua casa tudo o que o diabo poderia usar num momento de fraqueza. Sacrifícios como estes são os que Jesus referiu-Se quando falou em arrancar os olhos e cortar as mãos.

Ser discípulo significa ser guiado pelo Espírito Santo:“Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo, e todavia não recebem benefício. Não entregam a alma para ser guiada e regida pelas forças divinas. Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo “tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Filipenses 2:13. Mas muitos não se submeterão a isso. Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que o peçam e o recebam. Essa prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber.” O Desejado de Todas as Nações, 672. (Pr.Luís Carlos Fonseca)

fabiodeps@gmail.com

Anúncios

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: