COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – A SEGUNDA VINDA DE JESUS – (20 a 27 de setembro de 2014)

Tiago, irmão de Jesus soube ser muito prático, vivia o que pregava. Tiago pede aos crentes paciência nas provações da vida (Tg 1:2) com base na segunda vinda do Senhor “sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5:8).
Pede também que esta paciência seja preenchida com obediência, boas obras e fuga do formalismo dos cultos (Tg 1:22-27).
Estas recomendações são tão atuais hoje como o foram na geração de Jesus em sua primeira vinda. Jesus Cristo é aquele que traz a realidade do Reino à vida humana e amor real ao próximo é o feito de amor cristão dos que aguardam Cristo voltar com confiança.

O Último Julgamento- Jean Cousin  1522–1595

  VERSO ÁUREO: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” João 14:1-3

INTRODUÇÃO (Sábado 20 de setembro) – A segunda volta de Jesus será tão certa como foi a Sua primeira vinda. Após a primeira vinda de Jesus para, em sofrimento, rejeição e morte, realizar o sacrifício por nossos pecados, o Senhor retornará agora em poder e glória para resgatar o Seu remanescente, os que se arrependeram e entraram em aliança com Ele. O Dia do Senhor irá promover juízo e castigo contra os ímpios. Este é o dia em que Deus recompensará cada um conforme suas obras (Is 59:18) e todos os ímpios queimarão como palha (Ml 4:1).

A segunda vinda de Cristo é o assunto mais enfatizado em toda a Bíblia. Há cerca de 300 referências sobre a primeira vinda de Cristo no Velho Testamento e 8 vezes mais sobre a segunda vinda, ou seja, há mais de 2.400 referências sobre a segunda vinda em toda a Bíblia. As profecias bíblicas mostram que estamos muito próximos da volta de Jesus. Basta olharmos para as profecias de Jesus para constatarmos essa realidade. Leia Mateus 24.

Quando Jesus voltar os homens do mundo vão estar desatentos, como a geração diluviana. Vão estar entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem da urgência da hora. Comer, beber, casar e dar-se em casamento não são coisas más, fazem parte da rotina da vida. Mas, viver a vida sem se aperceber que Jesus está prestes a voltar é viver como a geração antes do dilúvio. Quando o dilúvio chegou apanhou quase todos de surpresa. Muitos hoje estão comprando, vendendo, casando, viajando, descansando, jogando, brincando, pecando; esses vão continuar vivendo despercebidamente até o dia que Jesus virá. Então, será tarde demais. Não há nada de mal em realizar as coisas do dia-a-dia, mas aguardar o juízo final exige santificação, “Visto que todas estas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando o Dia de Deus,…” (2 Pe 3:11,12).Quando os homens estiverem tão envolvidos com as coisas em si, ao ponto de esquecerem de Deus, estarão então maduros para o juízo.

Temos de estar ocupados sendo servos fiéis fornecendo a Seu povo o necessário sustento (Mt 24:45,46). Mas, cada dia que passa é um dia em que o Senhor espera de nós frutos dignos de salvação (Lucas 13:6-9).

 

DOMINGO (21 de setembro) – A PROMESSA – Este é o texto para hoje: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3

Estamos vivendo os momentos finais da igreja sobre a terra e o Senhor nos quer atentos, vigilantes, para este grande momento: A volta do Senhor Jesus. Devemos amar a Sua vinda, esperando com fé e mantendo-nos vigilantes, pois o dia e a hora não se sabe, nem os anjos, e nem o próprio Senhor Jesus, mas somente o Pai. Ver Mateus 24:36. No texto para hoje, o próprio Senhor Jesus fala que Ele mesmo iria nos preparar moradas celestiais, desejando a nossa presença do Seu lado. Em João 17:24, Jesus mostra o quanto nos ama e pede ao Pai que onde Ele estiver, nós estejamos com Ele para que vejamos a Sua Glória. Em Hebreus 13:14 diz que neste mundo não temos cidade permanente, mas buscamos a futura que Jesus foi preparar, a Nova Jerusalém. Ver também Fp 3:20.

O texto de Atos 1:9-11 mostra a promessa da volta do Senhor e a certeza que temos, declarada pelos anjos, quando afirmam para os seus discípulos: “… Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.

Na carta aos Efésios 2:19, Paulo diz aos irmãos que agora não somos mais estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; nossa identidade é celestial, não temos identidade com este mundo.

Na língua grega, a promessa “virei outra vez” encontra-se no afirmativo,enfatizando a certeza. O Velho Testamento traz muitas promessas da primeira vinda de Cristo e Ele cumpriu esta promessa, a parte mais difícil. Veja estes textos: “Então, eu disse: Eis aqui estou; no rolo do livro está escrito a meu respeito;” Salmos 40:7.

“Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Hebreus 10:5-7.

Assim como Jesus sempre cumpre as Suas promessas, Ele também cumpre as promessas de que cuida de nós no dia-a-dia. Basta entregarmos as nossas preocupações à Jesus que Ele cuida de nós. Veja o texto:

“Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Lucas 12:29-31. Amém?

 

SEGUNDA-FEIRA (22 de setembro) – O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS – Por que Jesus irá voltar?
O principal propósito da segunda vinda de Jesus será restabelecer a Comunhão do homem com Deus, perdida com o pecado (Is 59:2). Os salvos poderão então habitar com Deus (Ap 21:3) e estarão para sempre com o Senhor.
“Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro doSenhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” 1Ts 4:17

“Nosso Senhor Jesus vem, portanto, para finalizar a obra de redenção da qual Sua ressurreição foi uma garantia.” (Tratado Teológico Adventista – pg. 1004)

Será então, nesta ocasião, que os salvos receberão sua recompensa, conforme o que fez em vida. Quem perder sua vida por amor de Cristo vai encontrá-la eterna neste dia (1Ts 4:16).
“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” Ap 22:12

O salvo terá vida eterna, e mesmo que esteja morto o Senhor o ressuscitará na sua segunda vinda. Ele mesmo prometeu: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” João 11:24.

A Segunda Vinda de Jesus (parousia) também se destina a por fim aos poderes do mal e aos ímpios. Os ímpios que se acharem vivos, morrerão ante a glória de Jesus. Os ímpios, a besta e o falso profeta e todos os que seguiram a eles serão destruídos na volta do Senhor. Veja em Apocalipse 6.

“E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?”(Ap 6:15-17)

 

TERÇA-FEIRA (23 de setembro) COMO VIRÁ JESUS? –  “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos, para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tessalonicenses 4:13-18.

Estas palavras nos advertem contra a ideia de que o Senhor voltará secretamente, manifestando-Se aqui ou ali ou que haverá um arrebatamento secreto sete anos antes de Jesus voltar. Os que estudam as Sagradas Escrituras não serão iludidos com tais ensinos errados e contra a Bíblia. A verdade da segunda vinda de Cristo é uma das mais importantes doutrinas em toda a Bíblia. Sua segunda vinda dará fim ao reino do pecado e conduzirá ao estabelecimento do reino eterno de justiça e paz. A vinda de Cristo será mundial literal, pessoal e visível a todos os homens. O segundo advento de Cristo completará a obra de redenção e estabelecerá o reino de justiça e paz eterna. Esse evento, profetizado, que tem sido a grande esperança dos servos de Deus em todas as eras, é repetido muitas vezes no Antigo e Novo Testamentos. Ver Jó 19:25-27; Salmo 50:3; 97:3-5; Isaías 66:15; II Tessalonicenses 1:5-10; Atos 1:11; Hebreus 9:28; 10:37; Judas 14 e Apocalipse 22:20.

 

QUARTA-FEIRA (24 de setembro) QUANDO VIRÁ JESUS? Jesus disse que não sabemos o nem o dia e nem a hora da Sua volta. Ver Mt 24:36. Mas Ele deixou muito claro sobre a Sua volta, quando falou a respeito de alguns acontecimentos que antecederão a Sua segunda vinda. Embora não devemos fazer tentativas de marcar datas para a Volta de Cristo, não podemos ignorar o tempo em que estamos vivendo.

Quais são os sinais da volta de Cristo? Leia Mateus 24

1º sinal – Engano: “E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (v. 3-5)

2º sinal – Guerras e rumores de guerras: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.”(v. 6,7)

3º sinal – Fome intensa em vários lugares: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (v. 7)

4º sinal – Epidemias e pestes: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (v.7)

5º sinal – Terremotos: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio das dores.” (v.7)

6º sinal – Grandes sinais no céu – Em Lucas 21:11 encontramos: “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.”

7º sinal – Grandes instabilidades na natureza. Em Lucas 21:25-26 lemos: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo. Porquanto as virtudes do céu serão abaladas.”

8º sinal – O anticristo e o falso profetaVeja estes textos: “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.”Mt 24:5

“Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhes deis crédito” Mt24:23

“Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda” Mt 24:15

“E ele firmará um concerto com muitos por uma semana: e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Dn 9:27

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” II Tessalonicenses 2:1-4

“Eu vim em nome do meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.” João 5:43.

9º sinal – Situação social caótica– “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a

seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.” II Timóteo 3:1-5.
O que mais resta acontecer para Jesus voltar?

 

QUINTA-FEIRA (25 de setembro) VIGIAR E ESTAR PREPARADO –
O antigo Israel fracassou como povo de Deus por não se sujeitar às restrições e reclamos de Deus. A nação israelita se iludiu com o título de “nação santa” (Ex 19:6) e não tiveram consideração verdadeira pelas oportunidades que a graça divina havia dirigido a eles. Foram ingratos, suas ambições foram colocadas em metas e reconhecimentos mundanos, não produziram os frutos maduros que Deus havia permitido que produzissem, subverteram o ideal espiritual pelas bênçãos materiais que receberam como escolhidos do Céu. Podemos cair individualmente ou como igreja neste mesmo erro novamente. O remanescente, povo santo, com reservas de azeite em suas lâmpadas, é que será salvo. Os sinais da volta de Jesus já se cumpriram todos. Falta apenas a nossa adaptação para o céu, que significa o preparo de uma vida santificada e identificada com Cristo. Tendo isso em mente devemos nos preparar para a eternidade.

É importante perguntar a nós mesmos, se nossas energias estão realmente voltadas para o que e quem é mais precioso para nós. “Fortalecei o vosso coração” (Tiago 5:8) é a ação recomendada para podermos resistir às tentações e sofrimentos.
Veja estes textos: “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,” Filipenses 2:12-15
“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”
I Tessalonicenses 5:4-11

“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69.

Assim também devemos nós fazer. Devemos vigiar e orar e manter uma íntima comunhão com Deus para estarmos prontos para a Sua segunda volta. Podemos e devemos ser espirituais no nosso lar, na igreja e na sociedade; mas precisamos, como os discípulos, também obedecer as doutrinas como estão na bíblia, para além e passarmos momentos em íntima comunhão com o Mestre Jesus. Eu o desafio a dedicar, diariamente, tempo para ler a sua Bíblia e em orações particulares pedir discernimento para este tempo. Faça planos para isso ou continue no seu programa de comunhão! O ato de vigiar também nos livra de cairmos na tentação

 

SEXTA-FEIRA (26 de setembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO – A volta de Jesus vai trazer alívio para os sofredores, vai proporcionar paz real e a harmonia em todo o universo. Os filhos de Deus podem estar sobrecarregadas por causa de: 1) Problemas Familiares. A rotina de uma casa em conflito é um dos motivos que mais tem sobrecarregado as pessoas. Relacionamento conjugal incompatível, pais e filhos, genros, noras, sogros e sogras. Alguns dos que lêem estas palavras podem testemunhar isso. 2) Problemas Financeiros. As preocupações advindas de uma crise financeira é simplesmente assoladora, principalmente quando não há recursos para se efetuar os pagamentos básicos. Daí surgem as pressões, perde-se o sono e a sobrecarga se multiplica. 3) Problemas de doenças. Tantas são as moléstias que assolam o mundo, e o filho de Deus não está imune a estas coisas. 4) Problemas Espirituais. São pessoas que não sabem a origem de tantos problemas e sensações estranhas. Aparentemente não tem motivos, mas na verdade existe uma ação maligna que tira o vigor, desestimula e enfraquece a alma. Temos que estar seguros nas promessas de Deus:
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4.

 

fabiodeps@gmail.com

Anúncios

, , , , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: