COMENTÁRIO RESUMIDO À LIÇÃO 8 – A IGREJA – (16 A 23 DE AGOSTO DE 2014)

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1:21-27)

Fra_Angelico_042_adjusted (1)

Verso para memorizar: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da Sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (Jo 17:20, 21).

Comentário: O fundamento da Igreja é Jesus Cristo, só Ele pode oferecer ao homem salvação e união a Deus.

Em Cristo é realizado o supremo propósito da Igreja:  glorificar àquele que a criou pela redenção em Jesus, “A Ele seja a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém !” (Ef 3:21).
Deus escolheu filhos e filhas para Si, por meio de Cristo, “para louvor da glória de Sua graça” (Ef 1:6)
A Igreja, o corpo de Cristo, foi chamado para cumprir o propósito de Deus. Chamado para sair do mundo para ser enviado de volta com uma missão e uma mensagem. A Missão: “Ide,[…] fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28:19) a Mensagem de arrependimento e fé:  “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt 4:17) e ainda,   “e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.”(Mt 18:3) e  “ Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2: 38) e “e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:30,31)

A Igreja visível e corpórea, tem uma área de intersecção e identifica-se com a Igreja verdadeira, que abrange todos aqueles que, na condição de filhos obedientes de Deus, estão andando no Seu Espírito em Arrependimento e Fé.

“ e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” Atos 2:42

Unidade:  “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” João 17:21-23

“E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.”  João 17:11

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.”  Mateus 5:23-24

O apóstolo Paulo trata da unidade da igreja não como um corpo em si ou como o ‘corpo de cristãos’. Ela é o corpo em Cristo (Rm 12:5) ou o corpo de Cristo (1 Co 12:27) exprimindo esta unidade com o seu Senhor.
Cristãos ao pecar contra seus irmãos, estão pecando contra Cristo (1 Co 8:12) pois cada um é uma unidade da totalidade no relacionamento vital com o Cristo.

Igreja, o povo de Deus: Pedro escreve a seus companheiros crentes, “Vós, porém, sois raça eleita, […] povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2:9), aludindo à aliança feita no Sinai ao tempo de Moisés(Êx 19:5,6). O conceito dá ênfase à clara escolha de Deus do remanescente, Seu povo, e à clara dependência exclusiva deste povo de Deus.

Se antes da segunda vinda do Senhor a Igreja é militante, a igreja da Nova Jerusalém é triunfante. Ela é a soma de todos os que trocaram a vida do mundo pela vida eterna, a espada pela palma da vitória (Ap 7:9), e a cruz por uma coroa.(1 Pe 5 :4). Você também quer esta coroa?

Quando um irmão recebe nova luz sobre as Escrituras, deve expor francamente sua maneira de entender, e todo ministro deve investigar as Escrituras com espírito de singeleza, a fim de ver se os pontos apresentados podem ser confirmados pela Palavra inspirada. “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.” 2 Timóteo 2:24, 25.
A Igreja Remanescente – Ellen White. pg.23 

fabiodeps@gmail.com

, , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

