REFORMA: NOVA MANEIRA DE PENSAR – Comentários à Lição 11 (07 a 14/09/2013)

Preocupem-se com as coisas que o Senhor Jesus se preocupava, amem as coisas que Ele amava, detestem as coisas que Ele odiava.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,”
Filipenses 2:5

piramide

VERSO ÁUREO: “Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra.” Col. 3:1 e 2

INTRODUÇÃO – Quando pensamos nas coisas do céu deixamos de pensar tanto nas coisas desta terra. O cristão que passa pelo reavivamento espiritual logo tem os seus pensamentos renovados; e suas palavras e atos revelam a reforma necessária.

Como posso assumir o controle dos meus pensamentos? Muitos cristãos lutam com essa questão, especialmente em nosso mundo altamente tecnológico. No entanto, tomar o controle dos nossos pensamentos é essencial. Em Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” O “coração” inclui a mente e tudo que procede dela. Alguém disse que cada pecado que cometemos é cometido duas vezes; uma vez em nossos pensamentos e novamente quando agimos devido a esses pensamentos. É mais fácil livrar a nossa vida de pecado se o atacarmos quando ainda no início, em nosso pensamento, em vez de esperar que se torne enraizado em nossas vidas por nossas ações e, em seguida, tentar retirá-lo. O cristão é convidado à ter a mente de Cristo: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:14-16

“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”
Hebreus 1:9

Seguem algumas sugestões bíblicas para tomar o controle de nossos pensamentos e livrar-se de pensamentos errados: A) Sejamos constantes na Palavra de Deus de modo que quando um pensamento pecaminoso entrar na nossa mente, uma tentação, seremos capazes de reconhecê-lo, pelo que é, e saber o rumo a tomar. Jesus no deserto respondeu à cada uma das tentações de Satanás com a Escritura que se aplica à direção que Ele sabia, sua mente devia tomar. B) Vivamos na dependência do Espírito Santo, principalmente por meio de buscar a Sua força através da oração. Ver Mateus 26:41. Se confiarmos em nossa própria força, nós falharemos. Ver Provérbios 28:26, Jeremias 17:9 e Mateus 26:33. C) Não devemos alimentar a mente com o que promove pensamentos pecaminosos. Esta é a ideia de Provérbios 4:23. Devemos guardar o nosso coração. Também devemos evitar passar o tempo com aqueles que nos incentivam a seguir esses caminhos errados. D) Devemos seguir Deus ardentemente, substituindo os pensamentos pecaminosos por atividades e mentalidades piedosas. Este é o princípio de reposição. Quando tentados a odiar alguém, podemos substituir esses pensamentos de ódio com ações divinas: fazemos o bem para eles, falamos bem deles e oramos por eles. Ver Mateus 5:44. E) Podemos usar comunhão com outros cristãos do jeito que Deus planejou. Hebreus 10:24-25 diz: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Cristãos companheiros que nos encorajam nas mudanças que desejamos, melhor que sejam do mesmo sexo, que oram por nós e conosco, que nos perguntam em amor como estamos indo e que nos encorajam a evitar os velhos caminhos, esses são amigos realmente valiosos.

DOMINGO (8 de setembro) A IMPORTÂNCIA DA MENTE – Por que a mente é tão importante? Hoje, segunda década do século XXI, a nossa ciência oficial na ponta dos avanços tecnológicos e do saber, ainda patina nas buscas de conhecimentos sobre o real funcionamento da mente do ser humano. Na mente a consciência e seus níveis ainda são um mistério para a ciência. Ocorre que o cérebro opera nos bastidores, fora das linhas da consciência; a ciência concluiu, nas suas pesquisas, que a mente dispõe de faculdades internas, as quais ela rotulou de não-conscientes e de inconscientes. É na mente, e com a mente, que tomamos decisões e fazemos as nossas escolhas. É das nossas escolhas que depende o nosso destino: vida eterna pela escolha de Jesus como Salvador ou morte eterna quando escolhemos as sedutoras atrações do mundo, armadas por Satanás.

John Milton escritor inglês protestante (9 de dezembro de 1608 – 8 de novembro de 1674) escreve o seguinte sobre a mente: “A mente é seu próprio lugar e ela está em si mesma.Pode fazer Céus do inferno, e também inferno de Céus.”

Johann Goethe, o mais proeminente escritor alemão, acrescenta sobre a mente:
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua mente, todo o universo conspira a seu favor.”

De acordo com o texto de hoje, que milagre acontece conosco quando contemplamos a glória de Deus? “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” II Coríntios 3:17-18

Adotar um estilo de vida, em harmonia com o pensamento de Deus, implica em relacionamento de amizade com Cristo para assimilar as virtudes do Seu caráter. Amizade com Cristo significa amizade com o Espírito Santo. Porque é o Espírito Santo que opera em nós para tornar-nos mais semelhantes a Jesus. Esse é o milagre da conversão. Quando contemplamos Jesus na Sua Palavra, somos transformados. Novos pensamentos substituem os antigos.

Veja este pensamento: “É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se. Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar. Jamais se levantará o homem acima de sua norma de pureza, de bondade ou de verdade. Se o eu é o seu mais alto ideal, nunca atingirá qualquer coisa mais elevada.” O Grande Conflito, 462

SEGUNDA-FEIRA (9 de setembro) FILTROS DA MENTE – Pensar em nossa mente como um filtro que impede as mais diferentes impurezas fixarem moradia e descerem aos nossos corações é importante.

Em casa, na rua ou até mesmo dentro dos altos muros das escolas, todos estão expostos a diversas situações desafiadoras que, violentamente, invadem nossas mentes causando uma série de conflitos. No processo da transformação à semelhança de Jesus há uma parte a ser desempenhada pelo homem. É preciso aprender a vigiar as entradas da alma, filtrando as influências que atuam sobre a mente. É preciso aprender submeter a mente ao poder do Espírito Santo, porque Ele nos dá a sabedoria para identificar o que é bom, nobre e puro, e o que é aviltante, corrupto e destruidor.

Como Paulo aconselha-nos a colocarmos filtros na mente contra as influências corruptoras do mal? “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4: 7 e 8

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Abandonar os padrões mundanos, em todo o seu comportamento e pautar a sua conduta em harmonia com os princípios da Palavra de Deus, eis o dever de todos os filhos de Deus! A nossa mente precisa ser renovada pela assimilação da justiça de Deus. Primeiro, aceitando a Jesus como Salvador, a justiça personificada; segundo, aceitando a justiça de Deus expressa em Sua lei. São os princípios orientadores e modeladores do caráter. Por isso que é importante obedecer aos mandamentos do Senhor!

TERÇA-FEIRA (10 de setembro) SALVAGUARDA DA MENTE – O que diz a Bíblia a respeito da batalha espiritual? Há dois erros primários quando o assunto é a batalha espiritual: excesso e escassez de ênfase. Há aqueles que, para cada pecado, cada conflito e cada problema, põem a culpa nos demônios que devem ser então expulsos. Outros ignoram completamente a esfera espiritual, e o fato de que a Bíblia nos instrui que nossa batalha é contra forças espirituais. O segredo do sucesso na batalha espiritual é encontrar o equilíbrio bíblico. Jesus, algumas vezes, expulsou demônios das pessoas e outras vezes curou pessoas. O Apóstolo Paulo instrui os cristãos a começarem a luta contra o pecado dentro de si mesmos. Ver Romanos 6, e contra o diabo. Ver Efésios 6:10-18. Efésios 6:10-12 declara: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Este texto ensina-nos algumas verdades cruciais: 1) Podemos ser fortes apenas no poder do Senhor. 2) É a armadura de Deus que nos protege. 3) Nossa batalha é contra forças espirituais do mal presentes no mundo.

Estamos expostos aos ataques do diabo. A nossa mente pode ser dominada pela ira, inveja, rancor, ressentimento, vícios etc… A boa nova é que Jesus prometeu proteger a nossa mente. Jesus é nosso principal exemplo para a batalha espiritual. Observe como Jesus lidou com os ataques diretos de Satanás: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:1-11.

A melhor maneira de combater Satanás é; como Jesus nos mostrou, citar as Escrituras, pois o diabo não pode contra a espada de Espírito, a Palavra do Deus vivo. O estudo diário da Palavra de Deus e uma vida de oração, são a salvaguarda da alma do crente contra os ataques do diabo. É mesmo necessário termos um programa diário de comunhão com Deus!

QUARTA-FEIRA (11 de setembro)- A RELAÇÃO ENTRE A MENTE E O CORPO – A ciência, e particularmente a ciência cognitiva, reconhece que o cérebro e todas as suas estruturas são a base de todo processamento de sensações, sentimentos e movimentos. Este processamento é feito, na maioria dos casos, sem qualquer interferência do ser humano. No entanto, em certas situações, tais como o acelerar do bater do coração, o aumento da humidade nas mãos ou testa, o enrijecimento dos músculos, o elevado estado de concentração, as reações do sistema fisiológico são tão flagrantes que ficamos conscientes de que o nosso corpo está a reagir ao que está acontecer à nossa volta ou ao que estamos a pensar. A maneira como estas reações fisiológicas são feitas é comum em todos os seres humanos. A mente exerce uma forte influência sobre o corpo e este sobre àquela.

Sabemos que o cuidado do nosso corpo, mediante um estilo de vida saudável, que envolve uma alimentação saudável, exercícios físicos, sono reparador, luz solar, temperança, e confiança em Deus é a maneira de gozar saúde física e desenvolver uma mente saudável. Sabemos também que nutrir pensamentos saudáveis e positivos transmite saúde ao corpo.

Veja como os seguintes textos revelam uma íntima relação entre o corpo e a mente/espírito:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:2-3

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Coríntios 10:31

Veja o apelo do Espírito Santo: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo.” I Ped 1:14-16

QUINTA-FEIRA (12 de setembro) IMAGENS DE INFLUÊNCIA – A bíblia compara Jesus com muitas figuras; a Porta, o Caminho, a Rocha, a Luz, etc… Mas Jesus usa dois exemplos que cada filho de Deus é convidado a ser: a luz e o sal.

Veja este texto: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há-de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.” Mateus 5:13-15

Por Deus ainda não acabou com este mundo de pecados? É porque as misericórdias do Senhor são sem medida. Os justos são o motivo de os ímpios não serem destruídos. Se houvesse sido encontrados dez justos em Sodoma e cidades vizinhas, elas teriam sido poupadas do fogo destruidor. Mas faltaram estes homens e mulheres e as cidades arderam em chamas, como testemunho de que um dia o mundo todo arderá sob o fogo que exterminará para sempre o pecado e pecadores. Ver II Tess. 1:6-10

O objetivo de todo reavivamento e reforma é permitir que a luz do amor, da graça e da verdade de Cristo brilhe por intermédio da nossa vida. Deus pede-nos testemunho silencioso e audível: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” Filipenses 2:14-16

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16.

SEXTA-FEIRA (13 de setembro) – LEITURA COMPLEMENTAR – O seguinte texto resume o estudo da lição desta semana: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5:23

Santidade significa o rompimento decidido com o pecado em todas as suas formas, e o desenvolvimento da reforma completa em todos os hábitos e costumes. Os desejos naturais das paixões que atuam em nós, apelando para o pecado, precisam ser dominados e vencidos. Mas isto só é possível quando a nossa conduta é colocada sob o controle da razão santificada pelo Espírito Santo. Pela atuação do Espírito Santo o nosso caráter é transformado; e, dia a dia, identifica-se mais e mais perfeitamente com o caráter de Cristo.

Veja estes textos: “Deus está guiando a saída de um povo. Ele tem um povo, uma igreja na terra, os quais Ele tornou depositários de Sua lei. Confiou-lhes sagrado depósito e verdade eterna para ser dada ao mundo. Ele os reprovaria e corrigiria. A mensagem aos laodiceanos aplica-se aos adventistas do sétimo dia que têm tido grande esclarecimento e não têm andado na luz. São aqueles que têm feito grande profissão, mas não andado a par com seu Líder, que serão vomitados de Sua boca, a menos que se arrependam.” A Igreja Remanescente, 59

Anúncios

, , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: