Comentários à Lição 12 – Escola Sabatina – O ANTICRISTO – 1ª Parte – 15/09 a 22/09 de 2012

Creio que o mais importante para nós é estarmos alertas e testarmos os eventos e tempos atuais com a leitura e a profecia diária da Bíblia. Temos tudo o que necessitamos na Bíblia e nas palavras de orientação do espírito de profecia.

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.”
 Apocalipse 22:18-20

SÁBADO

VERSO ÁUREO: “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.” 2 Tessalonicenses 2:3 (NVI)

INTRODUÇÃO: A maneira mais segura que temos para estarmos protegidos dos enganos de Satanás é estudar diariamente, amar e obedecer a Palavra de Deus. A lição desta semana fala de apostasia e de engano. Apostasia significa o afastamento das doutrinas originais da Bíblia; e o engano são falsas doutrinas colocadas no lugar das verdadeiras para enganar as pessoas.

As características principais do anticristo estão em  2 Tessalonicenses 2:4. Precisamos tomar nota cuidadosamente das características desse homem destinado à perdição. Quais são elas? (Ele se opõe a Deus. Ele se exalta acima de Deus. Ele estabelece sua sede no templo de Deus. Ele se proclama Deus).

Babilônia não é só o poder papal, mas tudo que o reforça ou torna possível uma associação de acordo com a politica do domingo como dia santo no lugar do sábado, inclusive os acordos que sustentam a atual posição de equilíbrio do mundo atual permitindo que o poder secular em acordo com o poder do papado tornem obrigatório o primeiro dia da semana, o domingo, como dia de adoração a Deus.
O tempo atual está muito mais próximo da descrição profética do fim, do que a época da segunda carta a Tessalônica. O estado de  ‘babilônia’ que assola o mundo atual, com falta geral de amor ao próximo; e  a instabilidade geral,  ‘mascarada’ pela promessa tecnológica e pelo consumo desenfreado de bens, modas, costumes e idéias contrárias a tudo o que é Deus na Terra, aguçam nossa percepção de que o engano do anticristo pode arrastar multidões como solução para a crise final.

 Ninguém recebeu até agora o sinal da besta. Ainda não chegou o tempo de prova. Há cristãos verdadeiros em todas as igrejas, inclusive na comunidade católico-romana. Ninguém é condenado sem que haja recebido iluminação nem se compenetrado da obrigatoriedade do quarto mandamento. Mas quando for expedido o decreto que impõe o falso sábado , e o alto clamor do terceiro anjo advertir os homens contra a adoração da besta e de sua imagem, será traçada com clareza a linha divisória entre o falso e o verdadeiro. Então os que ainda persistirem na transgressão receberão o sinal da besta. (Evangelismo, pgs 234/235) 

O anticristo, no real sentido da palavra, é o próprio Satanás que se coloca contra Cristo. O diabo realiza coisas contra o próprio Deus, introduzindo falsas doutrinas no lugar das verdadeiras, levando o povo para bem longe de Deus.
Ellen white escreveu que o Anticristo é o próprio papado, mas também ampliou dizendo que são todos os que se opõe contra Deus e a Sua palavra:
“O anticristo, representando todos os que se exaltam contra a vontade e a obra de Deus, no tempo designado sentirá a ira dAquele que a Si mesmo Se deu para que não pereçam, mas tenham a vida eterna. Todos os que perseveram na obediência, todos os que não venderem a alma por dinheiro ou pela aprovação de homens, serão inscritos por Deus no livro da vida.” Mensagens Escolhidas, v. 3, 402

DOMINGO – O PROBLEMA
-Qual era o contexto dos tessalonicenses? Por que Paulo falou da vinda da apostasia e do homem do pecado?

Veja estas citações de Ellen White: “Quando a igreja de Tessalônica recebeu ideias errôneas no tocante à vinda de Cristo, o apóstolo Paulo aconselhou-a a provar cuidadosamente suas esperanças e expectativas pela Palavra de Deus. Citou-lhes profecias que revelavam acontecimentos a ocorrerem antes que Cristo viesse, e mostrou-lhes que não tinham base para O esperarem em sua época. “Ninguém de maneira alguma vos engane” II Tess. 2:3 são suas palavras de aviso. Se acariciassem expectativas destituídas da sanção das Escrituras, seriam levados a um modo errado de se conduzirem; o desapontamento os exporia à zombaria dos incrédulos, e correriam perigo de se entregar ao desânimo, sendo tentados a duvidar das verdades essenciais à salvação. A advertência do apóstolo aos tessalonicenses contém uma lição importante aos que vivem nos últimos dias. Muitos adventistas têm julgado que, a menos que pudessem fixar a fé em um tempo definido para a vinda do Senhor, não poderiam ser zelosos e diligentes na obra de preparo. Mas, como suas esperanças são reiteradas vezes suscitadas, apenas para serem destruídas, sua fé sofre abalo tal que se lhes torna quase impossível se impressionarem com as grandes verdades da profecia.” Grande conflito, 456-457.

“Paulo advertiu a igreja para não esperara vinda de cristo no seu tempo. “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.” II Tessalonicenses 2:3. Não podemos esperar a vinda do Senhor Deus senão depois da grande apostasia e do longo período do domínio do homem do pecado. esse homem do pecado que também é denominado “mistério da injustiça”, “filho da perdição”, e o “iníquo” representa o papado, que, conforme foi anunciado pelos profetas deveria manter a sua supremacia durante 1260 dias.” O grande Conflito, 297 e 298.

Para os tessalonicenses, antes de Jesus voltar ainda seria necessário se manifestar a apostasia e surgir o homem do pecado. Juntando as profecias do fim; como terremotos, fome, guerras, falsos cristos, etc… que já conheciam; só depois Jesus voltaria. Agora, (nos nossos dias) sim, podemos dizer que Jesus pode voltar a qualquer momento.

SEGUNDA – A BREVE RESPOSTA DE PAULO
– Ninguém de maneira alguma vos engane; porque “não será assim” sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessalonicenses 2:3-4.

“Não será assim” é o mesmo que dizer: “Jesus não voltará antes que”. Antes que acontecimentos?

1)) Opor-se a Deus – a) A missa, como uma celebração diária, adotada em 394, todas as vezes que se é realizada uma missa, Cristo morre novamente. b) A Adoração a Maria, mãe de Jesus, e o uso do termo, “Mãe de Deus”, como aplicado a ela, teve origem no conselho de Efésios em 431. c) A Bíblia ensina para orarmos a Deus apenas. Na igreja primitiva, nunca houve orações dirigidas a Maria, nem aos santos mortos. Esta prática começou na Igreja Romana cerca de 600 d.C. Ver Mateus 11:28; Lucas 1:46; Atos 10: 25-26; 14: 14-18. d) A igreja romana inventou a doutrina do purgatório, do inferno a arder para sempre, e da vida com Jesus no paraíso, imediatamente após a morte. e) A igreja romana trocou o dia de santificação do sábado para o domingo. f) Veneração de imagens e ídolos.

2) Exaltar-se acima de Deus. A) A Confissão dos pecados ao padre, uma vez ao ano, foi instituída pelo Papa Inocêncio III, no Conselho de Lateran. O Evangelho nos ordena que confessemos nossos pecados diretamente apenas a Deus. Leia Salmos 51: -10; Lucas 7:48; 15:21; I João 1:8-9)

3) Sentar-se no templo e proclamar-se Deus. Só Deus pode perdoar os pecados, mas a igreja romana atribui ao papa poder de os perdoar e também confere a ele a infalibilidade. Além disso ele aceita veneração (adoração) das pessoas.

Pronto: para nós, agora resta-nos aguardar a volta de Cristo, pois tudo isso já presenciamos, inclusive nas filhas de Babilônia, que também desenvolvem a função do anticristo: “E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; e na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.” Apocalipse 17:4-5. Que ensinos seguimos?

TERÇA – O DETENTOR
– “Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado.” II Tessalonicenses 2:5-7.

Como um freio, quem é este que resiste, “refreador” que Paulo menciona? É o Espírito Santo que está controlando os ventos até que os filhos de Deus sejam selados nas suas frontes, ainda há uma autorização de Deus para que o selamento dos últimos servos (EGW – PE pg.38). Veja este texto: “E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:1-3.

Veja que Paulo menciona que este que “resiste” será retirado por um tempo. O Espírito Santo é retirado da terra lentamente, e o mundo, a cada dia, fica nas mãos de Satanás, mas não se esqueça que dos fiéis o Espírito Santo nunca será retirado. Eles sempre terão a protecção de Deus.

Por que Jesus ainda não voltou? Ver Mateus 24:14 e Marcos 13:10. Você vive sob o poder e influência do Espírito Santo? O Espírito Santo está a refrear o mal da sua vida?

Anúncios

, , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: