Comentários à Lição 11 – Escola Sabatina – PROMESSA AOS PERSEGUIDOS – 2ª Parte – 08/09 a 15/09 de 2012

“E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. “
Apocalipse 16:8-9

QUARTA-FEIRA (12 de setembro) – FOGO E DESTRUIÇÃO
– “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder; como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.” II Tessalonicenses 1:7-9

Há alguma diferença entre conhecer e obedecer a Deus conforme sugere o texto?

As imagens presentes no texto de hoje não são agradáveis, mas asseguram-nos que Deus fará o que for preciso para colocar fim à violência e a opressão.

O texto acima fala qual será a condição dos salvos e dos perdidos, quando da volta de Cristo:

1) Os salvos serão recebidos na glória do Pai. Receberão o descanso prometido das tribulações. Aqui está revelada a justiça de Deus. Todos os que conheceram e aceitaram Jesus como o salvador pessoal receberão a boa recompensa.

2) Os perdidos receberão a má recompensa. Serão queimados “como labareda de fogo.” Este texto é muito forte e muita gente não gosta dele, pois acham que Deus não poderia “tomar vingança.” Aqui entra o amor de Deus em favor dos perdidos. Caso Deus aceitasse os perdidos no paraíso, eles não se adaptariam lá, e Deus terá apenas um mundo; que será o universo restaurado.

Que Deus nos dê a graça de pertencermos à classe dos salvos.

QUINTA-FEIRA (13 de setembro) – GLORIFICANDO A CRISTO
– “Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder; para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.” II Tessalonicenses 1:10-12.

Dar glória a Cristo demanda uma concentração espiritual incrível, envolve uma entrega total à Deus. Ficamos satisfeitos muito facilmente com poucas coisas.

Quando se trata de viver para a glória de Deus ou para nossa felicidade, tendemos a buscar a felicidade passageira, e é aí que pecamos.

C.S. Lewis,um professor universitário, teólogo evangélico, poeta e escritor britânico, nascido na Irlanda que see destacou por ser o autor da famosa série de livros infanto-juvenis de nome As Crônicas de Nárnia em “O Peso de Glória”, escreve sobre isso. Posso glorificar a Deus ou escolher o que acho que preciso para ser feliz. Vou comer um bolo de chocolate inteiro. Vou beber cerveja e vou ficar nu, e com isso vou ser feliz. Não vou glorificar a Deus. Eu vou ser feliz com um bolo de chocolate, com passeios, bebidas e com pessoas nuas. Isso vai me fazer feliz. Onde fica o louvor a Deus? Glorificar a Deus é que dá sentido na vida.

Nosso Senhor não acha que nossos desejos são muito fortes, mas muito fracos. Somos criaturas que se entregam pela metade, perdendo nosso tempo com ambições terrenas, quando nos é ofertada a alegria infinita. Somos como crianças ignorantes que querem persistir na brincadeira de fazer bolos de lama, porque não podem imaginar o significado de terem recebido o convite para passar uma temporada num maravilhoso hotel à beira mar. Nós nos satisfazemos com muito pouco.

SEXTA-FEIRA (14 de setembro)
– No primeiro capítulo de II Tessalonicenses, Paulo regozijou-se pela forma como os crentes permaneceram fiéis apesar da perseguição. Ele encorajou-os apontando a grande mudança aquando da segunda vinda de Cristo. O que quer que aconteça agora, temos a promessa de que Deus vai exercer a justiça divina. É só confiar.

Veja estes textos: “Os homens e mulheres que através dos longos séculos de perseguição e prova desfrutaram, em larga escala, a presença do Espírito em sua vida, permaneceram como sinais e maravilhas no mundo. Revelaram, diante dos anjos e dos homens, o transformador poder do amor que redime.” Atos dos Apóstolos, 49

“A alma, provada pela tempestade, é mais encarecidamente amada por seu Salvador do que quando sofre a perseguição por amor à verdade. “Eu o amarei”, disse Cristo, “e Me manifestarei a ele.” João 14:21. Quando, por causa da verdade, o crente se acha perante os tribunais terrestres, Cristo Se acha a seu lado. Quando é encerrado entre as paredes da prisão, Cristo Se lhe manifesta e com Seu amor lhe anima o coração. Quando sofre a morte por amor a Cristo, o Salvador lhe diz: Eles podem matar o corpo, mas não podem matar a alma. “Tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33.” Atos dos Apóstolos, 86

Anúncios

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: