Comentários à Lição 11 – Escola Sabatina – PROMESSA AOS PERSEGUIDOS – (1ª parte) 08/09 a 15/09 de 2012

‎”Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. ” Oséias 6:3

Promessa aos perseguidos (2Ts 1:1-12)

VERSO PARA MEMORIZAR: “Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da Sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé” (2Ts 1:11).

Leituras da semana: 2Ts 1:1-12; Jo 1:18; Rm 2:5; 12:19; Ap 16:4-7; 20:1-6; Jo 14:1-3

SÁBADO – INTRODUÇÃO :
A lição desta semana trata da segunda volta de Cristo como o ponto central da esperança de todos os crentes. Na segunda carta de Paulo à igreja de Tessalônica encontramos a atuação do apóstolo em ajudar a igreja a resolver alguns problemas que haviam surgido entre a primeira e a segunda epístola.

Diante do sofrimento que os membros passavam, com as perseguições e problemas internos, Paulo mostrou que Jesus retornaria, em breve, para aliviar a dor dos crentes, e resolver de uma vez por todas a situação do pecado.

Uma vez que as provações são uma parte inevitável da vida, o que podemos fazer enquanto as coisas vão bem conosco, para termos melhores condições em tempos de crise?

DOMINGO – (9 de Setembro) – SAUDAÇÕES NOVAS
 – Estas são as saudações dos apóstolos: “Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.” II Tessalonicenses 1:1-2.

Estes versículos apresentam duas das cinco palavras favoritas das saudações, da primeira carta de Paulo: graça, paz, fé, amor e esperança.

Graça – A palavra graça literalmente quer dizer; “curvar-se” e transmite a ideia de alguém que se curva para levantar alguém que esteja caído. Qual uma mãe que se curva para cuidar do seu bebê, Deus se curva para salvar o pecador. Esta imagem leva-me para Lamentações de Jeremias 3:22 que diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.”

Paz – No hebraico a palavra é shalom e tem uma conotação muito positiva e significa a pessoa estar sã e completa. Só em Deus o pecador encontra essa paz. Ver Salmo 85:8

Estas duas palavras estão intimamente relacionadas. O pecador quando recebe a atuação da graça salvadora de Deus na vida, recebe a doce paz de ver e sentir o perdão dos seus pecados.

Na segunda saudação Paulo ele começou: “Deus nosso Pai”. Temos um relacionamento amoroso e de confiança com Jesus?

SEGUNDA-FEIRA (10 de setembo) – AÇÃO DE GRAÇAS DE PAULO
 – “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros. De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais.” II Tessalonicenses 1:3-4

Nem tudo eram problemas naquela igreja. Aqui Paulo expressa gratidão por três qualidades encontradas nos crentes de Tessalônica:

1) Amor – Esta palavra é muito cantado e falada hoje em dia; mas está um tanto desvirtuada do seu verdadeiro sentido. É mencionado que o amor entre os membros da igreja de Tessalônica tinha aumentado muitíssimo. Não é bom recebermos um elogio tão especial como este?

2) Fé – Fé viva, e seguida de boas obras, é o resultado de um excelente relacionamento com Cristo; através da oração e estudo da bíblia. Aquela igreja, por passar por vários problemas, viu a sua fé mais vigorosa.Com certeza, a maioria dos tessalonicenses entenderam este ponto importante da vida cristã, por isso receberam este elogio.

3) Paciência – Margaret Thatcher (Foi Primeira Ministra da Inglaterra e Reino Unido de 1979 a 1990) uma vez disse: “Eu sou extremamente paciente contanto que consiga o que queira no final”.
Quando tudo está indo do jeito que queremos, é fácil demonstrar paciência. O verdadeiro teste de paciência aparece quando nossos direitos são violados; quando o carro esporte nos corta no trânsito; quando um grupo de adolescentes estão se portando de forma inadequada; quando o nosso colega de trabalho ridiculariza a nossa fé mais uma vez. Algumas pessoas acham que têm o direito de ficar chateadas quando enfrentam irritações e provações. Impaciência é quase como uma ira justa. A Bíblia, no entanto, fala de paciência como um fruto do Espírito. Ver Gálatas 5:22, o qual deve ser produzido por todos os Cristãos, assunto já tratado nestas lições conforme I Tessalonicenses 5:14. Paciência revela nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que Ele é; Onipotente e amoroso.

TERÇA-FEIRA – (11 de setembro) – SOFRIMENTO COMO SINAL DO FIM
– “Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis. Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam.” II Tessalonicenses 1:5-6.

A ideia do sofrimento tem duas principais vertentes:

1) No pensamento judaico, a doença era o efeito e o castigo do pecado individual. Nesta linha, todo desastre, toda aflição e toda enfermidade eram um resultado direto de alguma transgressão, e o sofrimento conseqüente daí, era causado pela mão vingadora de Deus.
Mas Jesus desqualificou este pensamento quando disse:
“Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9:3.

2) O sofrimento é provocado pela existência do pecado. Existe uma relação de causa e efeito. A doença e o sofrimento são os resultados do pecado. Aprendemos nas Palavra de Deus que toda causa real está no mundo espiritual, e que o mal é a causa real da doença. Se o homem não tivesse originado o mal, não existiria a doença física nem mental, tampouco o sofrimento e a morte que ela traz.
A medida que o tempo passa o sofrimento vai aumentado, mas Jesus deixou-nos a promessa de que está conosco em todos os momentos da nossa vida: e com a Sua segunda volta o sofrimento será totalmente erradicado da vida dos Seus filhos.

“Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR. “
Ezequiel 37:12-14

Todos os dias temos a chance de tomar a decisão certa, porém a grande maioria da humanidade decide pelo lado errado. A decisão certa esta estampada nas páginas sagradas no evangelho de Mateus; “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Quando buscamos em primeiro lugar o reino de Deus, estamos dizendo de que lado do grande conflito queremos estar e Satanás não terá poder sobre os que escolheram estar do lado de Deus. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

fabiodeps@gmail.com

http://temasbblicos.blogspot.com.br

http://crescimentodeigreja.org/

Anúncios

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: