Comentários à Lição 10 – Escola Sabatina – VIDA DA IGREJA – (2ª parte) 05/09 a 08/09 de 2012

Cristo plantou a cruz entre o Céu e a Terra e, quando o Pai contemplou o sacrifício de Seu Filho, demonstrou Sua aceitação em reconhecimento da perfeição deste sacrifício. “Basta” disse Ele. “A expiação está completa” (Review and Herald 24/09/1901).
Esta é nossa luz, emana da cruz entre o Céu e a Terra.

Quarta 05/09 – CONHECENDO A “NOVA LUZ”
“Não apaguem o Espírito.
Não tratem com desprezo as profecias,
mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
Afastem-se de toda forma de mal. “
1 Tessalonicenses 5:19-22

A fim de a família humana não ser deixada sem guia, Deus escolheu outros meios de revelar Sua vontade a Seu povo; um deles era por intermédio dos profetas. Deus disse a Israel: “Então, disse: Ouvi, agora, as Minhas palavras; se entre vós há profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele, Me faço conhecer ou falo com ele em sonhos”. Números 12:6.

É propósito divino que Seu povo seja informado e iluminado, conhecendo e compreendendo não apenas os tempos em que vive, mas também o futuro. “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas”. Amós 3:7. Isso diferencia o povo de Deus, os “filhos da luz” (1 Tessalonicenses 5:5), do povo do mundo.
Durante a lição estaremos estudando algumas preocupações da igreja sobre a forma de enfraquecermos a profecia. Aqui ressaltaremos mais algumas palavras vindas do testemunho da Sra. Ellen White que formam a base do ensino e orientação de nossa Igreja.
Embora muitos dos testemunhos escritos pela Sra. White tenham aplicações bastante específicas, eles apresentam princípios que atendem às necessidades da igreja em cada lugar do mundo.

Quanto à Sra. White deixou claro o propósito e o lugar dos seus testemunhos nestas palavras:

“Os testemunhos escritos não se destinam a comunicar nova luz; e sim a gravar vividamente na alma as verdades da inspiração já reveladas. Os deveres do homem para com Deus e seu semelhante estão claramente discriminados na Palavra Divina, mas poucos de vós obedecem a essa luz. Não se trata de apresentar outras verdades; mas, pelos Testemunhos, Deus simplificou importantes verdades já reveladas. […] Os testemunhos não foram dados para depreciar a Palavra de Deus, mas para exaltá-la e atrair as mentes para ela a fim de que a bela simplicidade da verdade possa impressionar a todos.” {CI 24.3}
Durante toda sua vida a Sra. White manteve a Palavra de Deus diante do povo. Ao encerrar seu primeiro livro, declarou:

“Recomendo, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de sua fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos ‘últimos dias’; não para estabelecer uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica.”

A leitura da bíblia e os escritos de Ellen White têm contribuído para o crescimento da sua vida espiritual?

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.”  Tiago 1:17.

Quinta 06/09 – SANTIDADE NO TEMPO DO FIM
“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.Aquele que os chama é fiel, e fará isso. ” 1 Ts 5:23-24

“A santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas da vida toda. Não se alcança com um feliz vôo dos sentimentos, mas é o resultado de morrer constantemente para o pecado, e viver constantemente para Cristo. Não se podem corrigir os erros nem apresentar reforma de caráter por meio de esforços débeis e intermitentes. Só podemos vencer mediante longos e perseverantes esforços, severa disciplina e rigoroso conflito”, este texto apresentado em Atos dos Apóstolos pgs.560,561, continua “Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam, enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto que possamos atingir e dizer: ‘Alcancei tudo completamente’. A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda.”

Diz Deus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14

Abaixo coloco em itálico um trecho de um texto do Pr.Luis Carlos Fonseca que acho relevante diante da vida que vivemos hoje:

Mas como ter paz com todos e ser santo nos dias de hoje?

Quando analisamos o fato que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois grandes mandamentos; Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a Si mesmo. Mateus 22:34 a 40, isto significa que para ver Deus tenho que ser santo, separado das coisas do mundo e também fazer ao meu próximo o que eu gostaria que fizessem para mim.

Podemos nos questionar…Mas eu tenho que viver, trabalhar, comprar, comer, etc… como ser separado? Quando amamos a Deus tudo que fazemos deve ser para a honra do nome dEle.

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31. Portanto, no trabalho eu serei um bom exemplo de funcionário ,eu vou fazer negócios honestos ,eu vou cumprir as leis; e crer que, se estas leis me prejudicarem Deus fará justiça por mim; não vou roubar nada de ninguém ,vou estar em comunhão com Deus, ir à Igreja para ouvir a Palavra e estar em comunhão com o próximo, servir o reino de Deus com minhas ofertas voluntárias e ser fiel nos dízimos! São tantas coisas, mas é possível!

Sexta 07/09 – ESTUDO ADICIONAL

Devemos nos esforçar para colocar em prática nos nossos relacionamentos e trabalho os conselhos e orientações de Ellen White ao mesmo tempo que estudamos a palavra de Deus.
“A mente terrena não encontra prazer na contemplação da Palavra de Deus; mas, para a que foi renovada pelo Espírito Santo, irradiam da página sagrada divina beleza e luz celestial. Aquilo que, para o espírito terreno, era um deserto, à mente espiritual se torna uma terra de correntes vivas. ” A Ciência do Bom Viver pg 460

Terminamos o texto e comentário com as palavras encontradas no livro Atos dos Apóstolos pg 591/592  “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do Céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” “E a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel.” “E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus todo-poderoso, e o Cordeiro. Apoc. 21:2, 11, 12, 21 e 22.

“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e Seus servos O servirão. E verão o Seu rosto, e nas suas testas estará o Seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do Sol, porque o Senhor Deus os alumina.” Apoc. 22:3-5.

“E mostrou-me o rio puro de água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Bem-aventurado aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apoc. 22:1, 2 e 14.

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia:

Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens,

Pois com eles habitará,

E eles serão o Seu povo,

E o mesmo Deus estará com eles,

E será o seu Deus.” Apoc. 21:3.

Boa semana a todos,
Fábio de Castro Ferreira
fabiodeps@gmail.com

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: