Duas toneladas de urânio foram apreendidas na Bolívia.

Material radioativo usado na fabricação de bombas atômicas circula sem controle.
“VIERAM DO BRASIL OU DO CHILE”  DIZ POLÍCIA BOLIVIANA                                                     29 agosto 2012

Uranium for military use?     Publicação: It dont Matter!

Lingote de urânio para uso militar

RadiaçãoPolícia especial da Bolívia – Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen (FELCC) –  prendeu quatro pessoas quando embarcavam urânio sem medidas de segurança de um veículo para outro
Polícia boliviana apreendeu em uma operação, duas toneladas de urânio armazenados na garagem de um prédio no centro de La Paz, perto das embaixadas dos Estados Unidos, Espanha e outras legações.

Os funcionários de um grupo de policiais de elite prenderam quatro pessoas, todos  bolivianos, quando transportavam urânio sem medidas de segurança de um veículo para outro em sacos de  juta e nylon, informou o vice-ministro da Administração Interna, Jorge Perez.

Ele disse que “a Bolívia não produz urânio”, então provavelmente a operação na Bolívia  “seria em trânsito” para um país europeu e vindo supostamente do Brasil ou Chile.

Ele disse que era uma impressionante encontrar uma “quantidade similar” de urânio na garagem do edifício em Illimani, localizado no centro de Maple Avenue, pelos riscos de radiação envolvidos na sua manipulação.

As autoridades, funcionários e jornalistas ficaram por vários minutos na porta da garagem, onde a operação policial estava feita, até que especialistas aconselhou-os a ficar a 50 metros de distância do local por razões de segurança.

O comandante do grupo que fez a operação, o coronel Eddy Torres, disse que a operação foi o resultado de uma investigação que durou um ano e meio, porque tinha informações de que hoje poderia ser uma venda de urânio.

Um dos detidos é um engenheiro de sobrenome Espinoza, que, de acordo com Perez, afirmou que ele estava apenas guardando o urânio que tinham deixado lá há muito tempo, mas não deu detalhes de quem é o proprietário da carga.

Bombas atômicas sendo produzidas no Irã são maior preocupação.

O Irã estuda desde 2006 a possibilidade de obter urânio em vários países da América Latina, em particular Venezuela e Bolívia, segundo os telegramas diplomáticos revelados pelo site WikiLeaks.

De acordo com o diário espanhol El País, uma das cinco publicações que tiveram acesso prévio aos mais de 250 mil telegramas confidenciais entre as embaixadas dos EUA na região e o Departamento de Estado mostram que Washington apurou até os mínimos detalhes sobre o interesse de Teerã no óxido de urânio.

Segundo o El País, os documentos expõem um comentário do ministro de Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, sobre o “desmesurado tamanho” da representação diplomática iraniana na Bolívia e sua relação com a busca de urânio no país andino.

O periódico insiste que é na Venezuela onde os iranianos estão desenvolvendo uma maior atividade relacionada com a obtenção de urânio, no que teria o respaldo do Governo de Hugo Chávez.

fabiodeps@gmail.com

Anúncios

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: