Comentários à Lição 9 – Escola Sabatina – EVENTOS FINAIS – (2ª parte) 28/08 a 01/09 de 2012

“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.” Apocalipse 3:19

“Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. ” 2 Coríntios 6:1

QUARTA-FEIRA 29/08  – VIGILÂNCIA CONSTANTE
A frieza espiritual de nossos dias se dá também pela nossa preocupação com as coisas materiais e da vida de nosso tempo. E quantos estão nesse estado de frieza. Vivem ansiosos com o futuro, com o que vão comer, vestir, pagar contas, comprar carro, casa, educação dos filhos, etc. Um dos maiores males deste tempo é a ansiedade, que é provocada pela demasiada preocupação com as coisas materiais e temporais.

“Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. “
Apocalipse 3:17

 A Igreja de Laodicéia se orgulhava de ser saudável e próspera. Além de se orgulhar de seu suposto bem estar espiritual, A Igreja se orgulhava de ter conseguido sua riqueza com esforço próprio. A acomodação espiritual estava acompanhada de orgulho espiritual. Mas aquela Igreja havia negligenciado a comunhão com Cristo. Tão abastados estavam que não sentiam mais necessidade de oração e estudo da bíblia.

Vejam estas palavras do Senhor:

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.
Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra.
Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”.  Lucas 21:34-36

Vigilância é a capacidade de verdade e obediência à verdade, que se mostra ao homem que procura continuamente de “coração aberto” a verdade, que foi revelada por Deus aos homens. 

A verdade deve estar permanentemente sendo retificada para estar em sintonia com a vontade divina, através da educação, como aqui na Escola Sabatina, da busca de vivência no caminho de Cristo até a cruz,  no estudo da Bíblia e na orientação da Igreja. Ai também entra a oração, a confissão contínua e pessoal com Deus e a busca do Espírito Santo.

No texto estudado de 1Tessalonicenses 5:6-8 ,o dia está associado com atividades lícitas; e a noite com a embriagues e sensualidade. O cristão deve estar sempre desperto, como um soldado, para combater as forças do mal e encontrar-se puro para o dia do Senhor Jesus. Veja estes textos abaixo:

“ A maior parte dos professos cristãos… está a viver para o mundo. A sua fé não tem senão uma pequena influência em restringir-lhes os prazeres; conquanto professem ser filhos da luz, andam nas trevas, e são filhos da noite e das trevas.” Test. Igreja vol. 1 pg 404 (Inglês)

“Há necessidade de vigilância. O nosso próprio coração é enganoso; estamos rodeados de fraquezas e imperfeições da humanidade, e Satanás está atento para destruir. Podemos estar prevenidos, mas o nosso adversário jamais estará ocioso. Conhecendo a sua incansável vigilância, não durmamos pois como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.”  Test. igreja vol. 5 pg 409 (Inglês)

QUINTA-FEIRA 30/08 – ENCORAJAR UNS AOS OUTROS
 “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” I Tessalonicenses 5:8-11

Os que andam na luz, merecem nosso amor, porém os que andam nas trevas precisam de nosso amor.

Repreensão não é desejada por ninguém, mas se pararmos para lembrar quantas vezes ela já nos foi útil, veremos que é impossível crescer em espírito se quisermos evitá-la sempre, a salvação pode estar no atender a correção de nossos caminhos. Sendo a correção a forma de endireitarmos nossos caminhos e não entrarmos na ira de Deus por insistir no mau caminho, devemos estar atentos e abertos a experimentar as mudanças propostas pelos que nos repreendem, mesmo que por algum lado não concordemos, o tempo logo à frente, o fim da ira e a obediência nos prepararão para o poder restaurador de convencimento do Espirito Santo. 

“O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Provérbios 12:1

A ira de Deus deve ser para nós encorajamento pois ela reflete a Sua perfeita justiça e todos nós transgredimos a lei de Deus, somos salvos apenas pela vida, morte e ressurreição de Cristo. Os que persistem na iniquidade serão destruidos.

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.
João 3:36

SEXTA-FEIRA 31/08

“Examinai tudo. Retende o bem.”
1 Ts 5:21

No texto desta semana, o apóstolo Paulo apela a uma entrega total à preparação para a segunda vinda de Jesus. Quando aceitamos o evangelho, tornamo-nos filhos da luz. Ao vivermos o evangelho na fé, esperança e amor, crescemos mais e mais à imagem de Jesus. 

Os textos que estudamos essa semana fazem parte do coração do evangelho ! Jesus morreu para dar tanto a todos a possibilidade da salvação. Se escolhermos sermos filhos e filhas da luz, ao aceitarmos a graça, então não seremos surpreendidos pela Segunda Vinda e não seremos destruídos por ela!

Fábio de Castro Ferreira

fabiodeps@gmail.com

 

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: