Comentários à Lição 9 – Escola Sabatina – EVENTOS FINAIS – (1ª parte) 25/08 a 28/08 de 2012

Depois de estudarmos a notícia fabulosa de que Jesus esta vindo novamente e que salvará tanto os vivos quanto os mortos, uma das perguntas a fazer é como proceder para estarmos com Ele neste dia glorioso.

 

VERSO ÁUREO: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.” I Tessalonicenses 5:8

O texto para o estudo da semana está em Tessalonicenses 5. 1-11. Na lição passada, os tessalonicenses compreenderam melhor a maneira da volta de Cristo e do destino dos salvos, então, agora, Paulo os motivou para estarem preparados para a Sua volta.

Estamos prontos para morrer em paz com a justiça de Deus?
Estamos preparados para ver o Senhor nas nuvens dos céus? Quando virá o Senhor? Estamos prontos para ser arrebatados vivos e transformados quando o Senhor vier?

Vamos prosseguir abordando estes aspectos que nos relacionam diretamente e urgentemente com a volta do Senhor ou com nosso ‘descanso’ na morte.

Domingo 26/08 – OS DOIS LADOS DO JUÍZO
Paulo estava também nos alertando de que o juízo de Deus não será um julgamento que acontecerá apenas no céu no fim do tempo, mas que transcorre já hoje, em cada oportunidade que Deus nos dá para nos arrependermos de nossos pecados. As ações e esforços para nos tornarmos melhores com Deus e com nossos semelhantes em nosso dia-a-dia são acrescentados em nosso livro da vida, assim como nossas teimosias para com o cumprimento da palavra do Senhor. Em Malaquias, advertindo aos crentes, Deus diz que há um livro onde são anotados todas as nossas ações e pelo qual somos julgados:

“Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome. “
Malaquias 3:16 (NVI)

Através do profeta Malaquias, Deus nos diz também que tudo o que fizermos de bom será lembrado:

“Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.”
Malaquias 3:18 (NVI)

O que estamos colocando Hoje em nosso livro, realizamos progresso ?

Segunda 27 de agosto – REPENTINA E INESPERADA
Se estamos em uma estrada e obedecemos as regras e sinais, sempre pensando em nossa segurança, nas pessoas em nosso veículo e nas pessoas nos outros veículos , não temeremos a ordem de um guarda de trânsito com um radar de fiscalização em algum lugar da estrada, de surpresa, . Assim devemos andar com nossa vida espiritual, correta e conscientemente certa.

“Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra e destruir os seus pecadores. “ Isaías 13:9

“Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. “
Mateus 24:43

Paulo nos alerta para que andemos em caminhos retos pois a vinda do Senhor virá de modo urgente e em surpresa. Mas também implicitamente, como no verso 4 (1 Ts 5:4), uma abordagem para que levemos desta forma a mensagem de esperança para os que estão de fora e não se preocupam com a hora da vinda do Senhor.
“Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. ” 1 Ts 5:4

A lição chama a atenção para não estarmos tão preocupados com a data exata dos Eventos do Fim, mas estarmos trabalhando para termos um ótimo caráter quando do nosso próprio fim. Isto é o que nos fará termos boa perspectiva sem ansiedade demasiada com a volta de Jesus e os marcos desta volta nos ’tempos e épocas’.

Estamos tendo uma vida de equilíbrio para glória de Deus e nossa própria vida ?

Terça 28 de agosto – A VANTAGEM DO CRENTE
1) O crente não vive nas trevas – Em II Coríntios 4:2-6 menciona que o cristão renuncia aos procedimentos secretos e vergonhosos; pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, Ele mesmo brilhou em nossos corações, para nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Em Efésios 5:8-14 diz que antes: “vocês eram “trevas” mas agora, como cristãos, vocês são “luz”. Vivam, pois, como filhos da luz. A luz produz no homem tudo o que é bom, justo e verdadeiro. Deixem suas vidas serem provas vivas das coisas que agradam a Deus. Afastem-se das atividades infrutíferas das trevas; deixe a vida de vocês expor sua futilidade.” O descrente pratica as obras da carne. Ver em Gálatas 5:19-21

2) O crente conhece o tempo – O verdadeiro crente está o tempo todo preparado. Estar o tempo todo preparado, em si, traz outra vantagem importante; leva a um estilo de vida superior, sob o princípio do amor. Não estar preparado leva facilmente a cair nas tentações desse mundo, e a vida é apenas aparentemente boa, mas vazia. O filho de Deus sabe o que vem pela frente, e tem certezas, mas o ímpio vive apenas de conjecturas. Ser crente, caso haja sofrimento, é ter certeza de que um dia esse sofrimento será recompensado com maravilhas, e estas não serão temporárias, mas eternas.

A grande vantagem do crente sobre o incrédulo é o cumprimento da promessa da segunda vinda, e a vida que terá na eternidade.

Como em um exército, somos soldados de Deus, e devemos colocar, antes da batalha final, todo nosso equipamento de combate.

Fábio de Castro Ferreira

fabiodeps@gmail.com


Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: