Comentários à Lição 8 – Escola Sabatina – OS MORTOS EM CRISTO – (2ª parte) 22 a 25 de agosto de 2012

Irmãos, a questão para nós não é tanto “quando eu irei ao Céu ? ”, mas “ eu vou para o céu ?”.
Aceitar a Jesus como seu Salvador hoje dá início a uma resposta positiva para nossa questão. Continuemos no Caminho até o fim :
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. “
1 João 2:25

.

QUARTA-FEIRA (22 de agosto) – RESSUSCITAR EM CRISTO 
Ressuscitar em Cristo denota que haverá uma ressurreição diferente; isto é: uma outra ressurreição. A daqueles que morreram sem Cristo.

Que promessas temos de Jesus de que os fiéis e obedientes serão ressuscitados?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” S. João 11:25

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Os mortos que não forem salvos, ressuscitarão 1000 anos após a ressurreição dos salvos. Ver Apoc 20: 5. Portanto, haverá duas ressurreições.

Paulo explicou claramente o que vai acontecer com os salvos por ocasião da volta de Jesus:

“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:15-16

Não será uma vinda secreta ou misteriosa, será um retorno majestoso, anunciado aos céus e terra:

“E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. “
Mateus 24:31

 QUINTA-FEIRA (23 de agosto) CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tessalonicenses 4:17-18.

A assim como o sofrimento, a consolação sempre esteve presente nos escritos do apóstolo. Em meio a algum sofrimento e desilusões que os crentes passavam, Paulo, através do texto de hoje, apontou para a volta de Jesus como sendo o lenitivo para a nossa dor. Muitas pessoas no mundo acordam sem ter, nem sequer, um fio de esperança e alegria. Tem que tratar de familiares doentes, tem de trabalhar duro mais de 10 horas por dia para o sustento de muitos, e alguns passam necessidades físicas básicas; etc…

A igreja é um lugar maravilhoso para sermos consolados mutuamente: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25

O mundo não precisa de críticos e maledicentes, mas sim de pessoas reconciliadoras e que levem palavras de consolo e ânimo aos outros.

Temos auxiliado pessoas que precisam de ajuda física, emocional e espiritual? Deixamos que outros nos consolem?

SEXTA-FEIRA (24 de agosto)

 “O Senhor virá em breve. Fale sobre isso, ore sobre isso, creia nisso. Faça disso uma parte de sua vida.” Testemunhos a igreja, v. 7, 237

“Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição, embora não com as mesmas partículas de matéria ou substância material que desceram para a sepultura… O espírito, o caráter do homem, volta para Deus, para ser ali preservado. Na ressurreição, todo homem há de ter seu mesmo caráter.” (Maranata, 301)

 “Aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele”, escreveu Paulo. Muitos dão a esta passagem a interpretação de que os que dormem serão trazidos com Cristo do Céu; mas Paulo queria dizer que como Cristo ressuscitou dos mortos, assim Deus chamará de suas sepulturas os santos que dormem e os levará consigo para o Céu. Preciosa consolação! Gloriosa esperança! não apenas para a igreja de Tessalônica, mas para todos os cristãos onde quer que estejam. (Atos dos Apóstolos pg.259)

Fábio de Castro Ferreira    fabiodeps@gmail.com

composto sobre estudo feito em http://temasbblicos.blogspot.com.br

de Pr. Luís Carlos Fonseca. 

Anúncios

, , , , , ,

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: