Comentários à Lição 8 – Escola Sabatina – OS MORTOS EM CRISTO – (1ª parte) 18 a 21 de agosto de 2012

VERSO ÁUREO: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16

INTRODUÇÃO

O que acontece quando morremos? Existem duas visões principais no cristianismo. A visão majoritária é que seu “espírito” ou “alma” (a parte pensante de você) retorna ao Céu para aguardar a ressurreição (a segunda vinda de Jesus), na qual seu pensamento e seu corpo se unirão novamente. A visão minoritária é a “alma dormente”, na qual seu corpo e sua alma permanecem inconscientes no túmulo até a ressurreição. Os tessalonicenses parecem ter tido uma terceira e mais desencorajadora visão. Eles pareciam pensar que se você morresse antes do retorno de Jesus você estaria perdido para sempre.

 – I Tess. 4: 13-18 vividamente expressa a esperança cristã. Em primeiro lugar, precisamos entender: este assunto é crucial para uma compreensão de Deus e de Seus planos para você e para o futuro. Nós temos uma esperança (v. 13). Em segundo lugar, essa esperança tem por base o que já conhecemos: a morte e a ressurreição de Jesus, para que estejamos absolutamente certos de que faremos parte da ressurreição quando Jesus voltar. De outra forma, todo o plano que Deus concebeu para salvar o homem falharia (v. 14).

Para dar uma resposta às ansiedades dos tessalonicenses, Paulo deixa claro que Deus não faz acepção de pessoas, não tem favoritos: aqueles que permanecerem e ainda estiverem vivos não terão privilégios especiais, pois os mortos em Cristo se levantarão primeiro. Deus deseja que todos os Seus amigos estejam lá juntos! (v. 15-16).

Seremos levantados no ar, até as nuvens, para nos encontrarmos com nosso gracioso Deus. Que encontro será! Como amantes que estavam separados, nós nos encontraremos com nosso Amado e o saudaremos com gozo pleno! E nunca mais nos separaremos, pois estaremos para sempre com nosso Senhor. E, não apenas nós, mas todos os que são amigos de Deus, estaremos unidos com Deus (v. 17).

E assim, podemos confiar em Deus, pois Ele há-de realizar essas coisas. Podemos nos animar mutuamente com esta promessa. Não devemos, portanto, agir como aqueles que não têm nem esperança, nem futuro, pois nosso futuro é com o Deus que aprendemos a conhecer como nosso amigo pessoal. Agora, isso não é algo sobre o qual devemos gritar de alegria? (v. 18).

DOMINGO (19 de agosto) – A SITUAÇÃO EM TESSALÔNICA
 – O assunto do fim sempre foi controvertido, e não foi diferente nos dias da igreja de tessalonicenses. Havia uma ideia corrente naqueles dias de que somente as pessoas vivas, aquando da volta de Jesus, seriam levadas para o céu; e os mortos seriam ressuscitados, mas continuariam a viver na terra. Dentro deste contexto seria uma grande desvantagem morrer antes de vir o fim. E aqueles que seriam levados para o céu seriam separados para sempre dos seus queridos, embora também estivessem salvos. Por isso, Paulo começa o texto para esta semana dizendo:

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” I Tessalonicenses 4:13.

Hoje em dia também se faz uma grande confusão acerca dos mortos, mas somente a Palavra de Deus contem a verdade sobre o assunto. Paulo foi usado por Deus para a formação do cânon bíblico, mas antes dele, Deus já deixou claro a respeito da morte.

Como fomos nós criados? “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gên. 2:7
Corpo+fôlego(espírito)=alma vivente. Dentro desta declaração bíblica somos uma alma, e não temos uma alma, que é separada do corpo. Logo, quando morremos a alma deixa de existir. Voltará a existir com a ressurreição.

No momento da morte o que acontece? “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito(fôlego)volte a Deus que o deu.” Ecles. 12.7
“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

O fôlego que volta para Deus, será devolvido no momento da ressurreição. Quando alguém morre, o corpo vai para a terra e o espírito, que é o fôlego, volta para Deus. Não existe uma separação do corpo e da alma, como a grande maioria acredita e ensina. Se a alma é a junção do corpo + espírito, (fôlego); concluímos que após a morte, a alma simplesmente deixa de existir. “A alma que pecar essa morrerá”. Somente na ressurreição a pessoa voltará à existência.

Todos aqueles que acreditam na segunda volta de Jesus é um adventista. O que significa viver como um adventista?

SEGUNDA-FEIRA (20 de agosto) TRISTEZA SEM ESPERANÇA
 – “Toda despedida tem um sabor antecipado da morte; todo encontro, um vislumbre da ressurreição.” Arthur Schoppenhauer

“A ressurreição dá a minha vida significado; direção e a oportunidade de começar de novo, não importando as circunstâncias.” Robert Flatt.

É curioso que Paulo, antes de falar da esperança, ele fala da dor; e em seus escritos ele não economizou tinta para escrever sobre o sofrimento. A esperança fica mais intensa e emocionante quando primeiramente passamos pela dor. A dor da perda de um ente querido é uma amarga experiência que todos temos que passar, e quando ouvimos que podemos viver outra vez com todos salvos e redimidos, ficamos maravilhados diante desta esperança.

Que tipo de sofrimento ou tristeza você está passando? Você tem esperança que vai ficar em paz?

Caminhar em um deserto sabendo que dali a certa distância você encontrará um oásis é uma coisa, mas sem suprimentos e sem esperança…! Imagine o sofrimento das pessoas que vivem sem esperança! Minha responsabilidade aumenta quando penso em tantas pessoas que vivem sem esperança!

TERÇA-FEIRA (21 de agosto) MORRER E RESSUSCITAR
 – Os que morrem vão para o céu, para o inferno, para o purgatório, reencarnam-se; ou simplesmente ficam a dormir aguardando a ressurreição? Muitas são as tentativas para explicar o estado do homem após a morte. Todas as religiões e filosofias; cristãs e não cristãs tentam dar suas explicações sobre este tema. Alguns dizem ter conversado com pessoas que retornaram do além; outros defendem a existência do paraíso celestial, imediatamente após a morte, com muitas regalias e privilégios; e outros dizem que a morte é um estado de inconsciência, como se fosse um sono.

Este é o verso para hoje: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.” I Tessalonicenses 4:14. Aqui fala claramente na existência da ressurreição.

Quando os filhos de Deus receberão a imortalidade? “…Soará a trombeta, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” I Coríntios 15:52 e 53. Receberemos a imortalidade somente quando Jesus retornar nas nuvens. Até lá somos mortais. Ver estes outros textos: I Tess. 4:13-17; S. João 14:1-3; II Tess. 1:7-9; II S.Pedro 3:9-14.

Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos? Estão na sepultura e inconscientes; conforme os textos a seguir:

“Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jo 6:9

“Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaías 38:18

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,…mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição,
a questão para nós não é tanto “quando ou como eu irei ao Céu”, mas “se eu vou”? Você aceitará Jesus como seu Salvador hoje para que a questão do “se” seja respondida para você ?

(continuará na 2ª parte …)

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: