Comentários à Lição 7 (2ª parte) Escola Sabatina – VIDA SANTA – 15 a 18 de agosto de 2012

Eu encontro pessoas que são muito fortes na graça. Elas acreditam que uma vez salvo é muito difícil perder a salvação por más obras. Ao mesmo tempo, santidade no viver é de extrema importância para elas. Que combinação maravilhosa! Elas estão seguras de sua salvação, mas constantemente em alerta para o avanço do Reino de Deus por suas obras.
Vamos pular para nosso estudo e ver o que Paulo nos ensina sobre salvação e viver vidas santas!

QUARTA-FEIRA (15 de agosto) DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS
– Qual é o plano de Deus para o sexo? O sexo é o praticado entre duas pessoas, não mais que duas e não menos que duas. Apenas entre um homem e uma mulher, e dentro do matrimônio. Fora disso é fugir do plano original de Deus.

Este é o texto para hoje: “Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” I Tessalonicenses 4:6-8.

O apóstolo continua com o tema do sexo. Ele apresenta que viver de acordo com a vontade de Deus é a melhor opção.

Certo homem que, na sua juventude, tinha sido sexualmente ativo, disse a um pastor: “Aprendi a ver o sexo e o amor como uma e a mesma coisa. Quando me casei, porém, descobri que o sexo antes do casamento destrói não só o nosso corpo (apanhei uma doença sexualmente transmissível), mas também o nosso espírito. Embora sejamos agora cristãos, a minha esposa e eu temos tido de nos confrontar com os comportamentos mentais e emocionais que eu trouxe do passado para o nosso casamento.”

Leia 1 Tessalonicenses 4:3-5. Coloque-se no lugar de Paulo. Ele está escrevendo para pessoas que não aprenderam a controlar seus corpos. Pessoas que estão envolvidas em imoralidade sexual. Eles estão vivendo para agradar a Deus, mas, Paulo pede:  faça isso cada vez mais. Por favor, trabalhe para fazer isso melhor.

1. Que tipo de cristão são esses tessalonicenses? (São cristãos salvos. Paulo não diz que eles são pagãos. Ele não diz que estão perdidos).

2. Qual é o alvo para esses cristãos salvos? (O alvo é viver de forma “santa e honrosa”. Eles deveriam ser santificados. Eles deveriam estar na estrada para se tornarem santos).

Servimos um Deus santo, mas Ele tolera o pecado naqueles que clamam a justiça de Jesus. Todos nós sabemos que o pecado é progressivo. Se torna pior a medida que nos espojamos nele. O resultado de se mover na direção do pecado é que o pecado nos leva à rejeição a Deus e ao Espírito Santo. Esse é o ponto no qual ocorre a perda da graça. Não mais aceitamos a Deus. Aceitamos a nós, seres carnais e nosso pecado. Rejeitamos a Deus, rejeitamos Sua graça e rejeitamos o poder purificador do Espírito Santo! Devemos mudar a direção ao andarmos nesta estrada e nos aperfeiçoarmos contra o pecado se almejamos conquistar a salvação eterna.

O sexo é manifestação do amor. Sem este, ele fica vazio, desvirtuado e perigoso, faz muitas vítimas. O que é a prostituição, senão o sexo sem amor? É apenas um ato de prazer, comprado, com dinheiro ou outros meios. No plano de Deus a vida sexual só tem lugar no casamento. Paulo, há dois mil anos, já ensinava aos coríntios: “A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido. E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa” I Cor 7: 4 .

QUINTA-FEIRA (16 de agosto) – TRATAI DOS VOSSOS PRÓPRIO NEGÓCIOS

– “Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais. E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.” I Tessalonicenses 4:9-12
Versos correspondentes:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.” Provérbios 6:6
“Pela muita preguiça desaba o teto e da frouxidão das mãos a casa goteja” Eclesiastes 10:18
“O que encolhe a mão empobrece, a mão do diligente enriquece” Prov. 10: 4
“É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome” provérbios 12.9
“Não perca tempo com coisas inúteis” Prov. 12: 11
“Não ames o sono, abre bem os teus olhos e te fartará do próprio pão.” Provérbios 20:13
O contexto da admoestação de Paulo é que alguns estavam esperando a volta de Cristo para os seus dias, e já não trabalhavam mais. Esta não foi a primeira vez que Paulo necessitou exortar alguns para que trabalhassem: “trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado.”
Parecido você encontra entre os pré-mileritas (1844), que já não trabalhavam, pois aguardavam a volta de Cristo.

SEXTA-FEIRA (17 de agosto)

Os pecados diários nos quais caímos não ameaçam nossa salvação– não importa o quanto Satanás nos diga que isso é verdade- quando lutamos contra ele em nome de Jesus. Pelo contrário, Deus nos chama a evitar o pecado, a buscar a santidade porque Deus é santo e porque queremos evitar o castigo que as ações erradas nos trazem aqui na Terra. Nossa salvação é perdida apenas quando nossos pecados foram tão longe que acabamos rejeitando a Deus e rejeitando Suas instruções e não mudamos nossos caminhos.


– “A humildade e a reverência devem caracterizar o comportamento de todos os que vão à presença de Deus. Em nome de Jesus podemos ir perante Ele com confiança; não devemos, porém, aproximar-nos dEle com uma ousadia presunçosa, como se Ele estivesse no mesmo nível que nós. Há os que se dirigem ao grande, Todo-poderoso e santo Deus, que habita na luz inacessível, como se falassem a um igual, ou mesmo inferior. Há os que se portam em Sua casa conforme não imaginariam fazer na sala de audiência de um governador terrestre. Tais pessoas devem se lembrar de que se acham à vista dAquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado. Todos os que em verdade se compenetram de Sua presença, se prostrarão com humildade perante Ele, e, como Jacó, ao contemplar a visão de Deus, exclamarão: “Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; esta é a porta dos Céus.” Patriarcas e Profetas, 252.

fabiodeps@gmail.com

Fonte: blog Luís Carlos Fonseca/blog Dr. Bruce Cameron

Anúncios

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: