Comentários à Lição 7 (1ª parte) Escola Sabatina – VIDA SANTA – 11 a 14 de agosto de 2012

“Os que hoje ensinam verdades impopulares não se devem desanimar, se por vezes encontram, mesmo por parte dos que se dizem cristãos, recepção não mais favorável que a dispensada a Paulo e seus companheiros, por aqueles por quem trabalham. Os mensageiros da cruz devem armar-se de vigilância e oração, avançando com fé e ânimo, trabalhando sempre no nome de Jesus. Devem exaltar a Cristo como Mediador do homem no santuário celestial; como Aquele em quem se centralizam todos os sacrifícios da dispensação do Antigo Testamento, e por cujo sacrifício expiatório os transgressores da lei de Deus podem encontrar paz e perdão. ” (Atos dos Apóstolos,230)

Paulo - imagem da Igreja do Oriente

Paulo – imagem da Igreja do Oriente

VERSO ÁUREO: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” I Tessalonicenses 4:7

INTRODUÇÃO – Santo significa algo ou alguém que é “separado para uso sagrado.”

O sábado foi designado um dia como santo. Ver Gênesis 2:3. Deus criou o mundo em seis dias, cada dia sendo peculiar em si mesmo.
Mas o dia, após a criação ter sido completada se tornou o mais importante entre todos. Deus o separou como um dia santo, um dia de descanso para Si e para as pessoas que Ele tinha acabado de criar. Ele abençoou e santificou o sábado, como um dia especial, para as pessoas estarem com Ele de maneira especial. Ele estabeleceu que o sábado fosse santo através de todo o tempo e eternidade. A santidade do sábado aponta para a santidade de seu Criador.

No novo testamento os imensos sacrifícios de Jesus, santos, apóstolos e crentes, substituindo os castigos, geraram fé e conversões sem medida fazendo com que a mensagem central do Cristo, “…arrependei-vos e crede no  evangelho “(Mc 1:14), tivesse um crescimento nunca visto em toda a terra. Tamanhos sacrifícios, dedicação, entrega e fé difícilmente são apresentados pelos fiéis hoje em dia como testemunho de fé e conversão. A ressurreição para a vida eterna, no que realmente consiste o premio final, não é devidamente apresentada, antes apresentam-se mensagens sempre ligadas à vida temporal do ‘agora’.     

Pessoas chamadas à santidade e ação:

Jó – Da experiência de Jó, podemos aprender muito sobre a misericórdia e perdão de Deus. Uma coisa que podemos admirar sobre Jó é a sua submissão a Deus, mesmo após múltiplos desastres o terem assolado. Depois de seu período de grande sofrimento, ele concluiu que precisava ser purificado por Deus dos muitos pecados que havia cometido involuntariamente. Então, arrependido e com o coração sincero e contrito, ele permitiu que Deus tomasse o controle de sua vida. Ver Jó 42:5, 6;

Isaías – Ele foi chamado por Deus e, quando o chamado chegou, Isaías compreendeu quão pecador e indigno realmente era para realizar a obra de Deus. Viu como as hostes celestiais reverenciam a Deus, e se achou impuro para permanecer diante dEle. Deus quer que compreendamos duas coisas: 1) Não temos justiça própria e, portanto, jamais deveríamos nos vangloriar de nossas boas obras; e 2) somente a justiça de Deus pode nos levar a vê-Lo claramente. Quando Deus nos chama para fazer algo para Ele, também nos capacita a fazer o que pede de nós. Ver Isaías 6:1-3;

Lucas – Em Lucas 5:1-11, lemos como foi necessário um milagre para que Pedro reconhecesse quanto Jesus realmente era santo. Na verdade, esse milagre, o da pesca maravilhosa, convenceu os envolvidos a deixar tudo o que possuíam para segui-Lo. Depois de terem trabalhado toda a noite sem pescarem nada, Pedro provavelmente tivesse pensado que sair novamente seria um desperdício de tempo.

Mas ele fez conforme Jesus havia ordenado. Imagine seu espanto quando pegaram tantos peixes que foi necessário pedir aos pescadores de outro barco que os ajudassem! Certamente, Pedro ficou tão maravilhado que imediatamente reconheceu a santidade do Homem a quem ele havia acabado de chamar “Mestre”. O senso de indignidade de Pedro é indicação da primeira reação no coração humano quando Deus, através de Seu Espírito, começa Sua obra de transformar a vida e o caráter.

Moisés – Ele contemplou a santidade de Deus quando se encontrou com Ele na sarça-ardente. Êx 3:1-5. Ele “viu uma sarça em chamas, estando ramos, folhagem e tronco tudo a arder, todavia, ela não se consumia. Aproximou-se para ver a maravilhosa cena, quando uma voz da labareda o chamou pelo nome. Com lábios trêmulos respondeu: ‘Eis-me aqui.’ Foi advertido a não se aproximar irreverentemente: ‘Tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa….Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.’ Era Aquele que, como o Anjo do concerto, Se revelara aos pais nos séculos passados. ‘E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus” Gên 28:17.

Povo de Israel – O povo de Israel também foi chamado para ser santo, “separado”, mas como falhou, Deus escolheu cada crente salvo: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

DOMINGO: (12 de agosto) – PROGREDINDO CADA VEZ MAIS
– A lição de hoje é muito curiosa, pois pode levantar a antiga polêmica: É possível alguém ser perfeito?

Os crentes ficam divididos quanto a esta questão. Os mais afoitos na fé dizem que temos condições de ser perfeitos como Cristo o foi. Já, outros dizem que nunca podemos nos igualar à Cristo.

Entendendo melhor os textos:

“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Mateus 5:48

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.” I Tessalonicenses 4:1

“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:16

Deus nunca propõe aos Seus filhos padrão baixo. Os versículos acima, entretanto, não querem dizer ser perfeito em sabedoria, como Deus o é, pois somos finitos. Não quer dizer perfeito em poder como Ele o é, porquanto Sua esfera é infinitamente mais alta que a nossa. Quer, porém, dizer que devemos amá-Lo perfeitamente, de todo o coração, entendimento, alma e forças. Isto é o que Deus deseja, pois Seus olhos “passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele”. Em algumas traduções encontramos: “cujo coração é perfeito para com Ele”. II Crôn. 16:9.

A palavra grega que aparece em Mateus 5:48 é ‘teleios’, literalmente significando, maduro, completo, que atingiu o alvo. Em I Cor. 14:20 Paulo emprega ‘teleioi’ denotando física e intelectualmente homens amadurecidos. O sentido de perfeito em Mateus 5:48 é que Deus exige de nós perfeição em nossa esfera como Deus o é na Sua. Deus deseja de nós o serviço mais perfeito que nos é possível prestar a Ele.

SEGUNDA-FEIRA (13 de agosto) – A VONTADE DE DEUS, A SANTIFICAÇÃO
– Este é o texto para hoje: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.” I Tessalonicenses 4:3.

É claro que Paulo estava tratando de casos de pessoas que tinham se desviado da fé e estavam em falta com Deus, pois haviam caído até em prostituição.

Cada crente deve saber usar o seu corpo para a glória de Deus, e nunca para o uso do sexo fora do casamento ou intemperança. Deus nos promete a presença e poder o Espírito Santo para nos livrar das tentações da carne, e menciona que o corpo é o templo do Espírito Santo. Ver I cor. 3:16, 17.

O conceito de santificação que Paulo solicita aos tessalonicenses é que deviam estar prontos para a transladação ou ressurreição quando da segunda volta de Jesus. Mas, é claro que para chegarmos a este momento devemos caminhar com Cristo diariamente.

Analise estes textos: “Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás devem guardar bem as vias de acesso à alma; devem-se esquivar de ler, ver, ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros.” Atos dos Apóstolos, 518.

“Homens de princípios não precisam da restrição de chaves e fechaduras; não necessitam ser vigiados nem guardados. Eles lidam de maneira verdadeira e honrosa em todos os momentos, tanto sozinhos, sem nenhum olhar sobre eles, como em público.” Testemunhos Para a Igreja, v.4. Pág. 573, 574.

“A santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas dá vida toda. Não se alcança com um feliz voo dos sentimentos, mas é o resultado de morrer constantemente para o pecado, e viver constantemente para Cristo.” Atos dos Apóstolos, 560

TERÇA-FEIRA (14 de agosto) – NÃO COMO OS GENTIOS
– Este é o texto para hoje: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” I Tessalonicenses 4:4-5

No Antigo Testamento a idolatria estava associada com a prostituição autorizada; havia as prostitutas cultuais, e muitos do povo de Deus caíram em apostasia, por este motivo. No Novo Testamento a prostituição continuou, embora, mais discreta, também associada aos cultos pagãos. Um pagão que se convertia ao cristianismo, continuava com este pensamento também. E alguns que não vigiavam a sua alma, caíam neste pecado. Foi aí que Paulo exortou os crentes para abandonarem este pecado de uma vez por todas.

O orador pagão Cícero disse assim: “Se há alguém que pensa que a juventude deve ser proibida de se envolver com cortesãs, essa pessoa é sem dúvidas eminentemente austera.” O liberalismo era grande!

Até que ponto os pecados da velha vida nos acompanham? Que pecados os gentios de hoje praticam, e que os verdadeiros filhos de Deus devem evitar?

“Satanás está sempre pronto para ocupar aquele que não se ocupa.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, 412.

“Os que desejam alcançar a bênção da santificação têm de primeiro aprender o que seja a abnegação. A cruz de Cristo é a coluna central sobre que repousa o “peso eterno de glória mui excelente”. II Cor. 4:17.” A. Apóstolos, 560

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: