Comentários à Lição 6 (2ª parte) Escola Sabatina – Amigos para sempre – 08 a 11 de agosto de 2012

“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por algum tempo, de vista, mas não de coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto;
pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu. ”
1 Tessalonicenses 2:17-18

QUARTA-FEIRA (8 de agosto) – O RESULTADO DA VISITA DE TIMÓTEO
– Logo após Timóteo ter trazido notícias da igreja,
Paulo escreveu a sua 1ª carta aos tessalonicenses. Ele escreveu esta carta a partir de Corinto e foi no ano 51. d.C.
Que aspectos do relatório de Timóteo levaram alento ao coração de Paulo? “Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.” I Tessalonicenses 3:6-8.
1) Fé e amor – A fé deve ser revelada através das boas obras de amor; pois a “fé sem as obras é morta.

2) Boa lembrança “gratidão”- Nem todas as pessoas conseguem ser gratas e demostrar gratidão aos outros. Os tessalonicenses demostraram para com aquele que os conduziu à Cristo.

3) Desejos do reencontro – Com certeza, os irmãos daquela igreja desejavam ardentemente fazer um culto a Deus, na companhia do apóstolo; não só para matarem as saudades; mas, especialmente para exaltarem o Criador.

4) Pela firmeza no Senhor – Muitas pessoas aceitam a Palavra e até são batizadas, mas algumas abandonam a fé logo no primeiro ano. O fato da igreja de Tessalônica estar firme na fé, levou paz ao coração de Paulo.

Veja este pensamento: “O amor verdadeiro, oriundo do alto, não é egoísta nem mutável. Não é dependente de louvor humano. O coração daquele que recebe a graça de Deus transborda de amor à Deus e àqueles por quem Cristo morreu. O eu não luta por nenhum reconhecimento…É bondoso e ponderado, humilde no conceito próprio; contudo, é cheio de esperança, sempre confiante na graça e no amor de Deus.” Parábolas de Jesus, 101 e 102

O que a oração de Paulo nos ensina? “Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?” I Tessalonicenses 3:9-10

Como temos suportado as provações? Temos ultrapassado os problemas da vida e nos mantidos fiéis aos votos batismais e a Cristo?

QUINTA-FEIRA (9 de agosto) – AS ORAÇÕES RENOVADAS DE PAULO
– O texto de hoje faz parte do verso áureo:
“Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós. E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” I Tessalonicenses 3:11-13

O texto acima soa quase como uma bênção final depois de um culto, e aponta para duas realidades que devem estar interligadas:

1) Crescimento na fé – Paulo rogou a protecção divina sobre os crentes. Mas a tônica de Paulo era para a continuação do desenvolvimento da fé. “E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros.”

2) O preparo para a volta de Jesus – “Para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.”

Como vai a sua fé? Você deseja a volta de Cristo e está preparado(a) para ela?

SEXTA-FEIRA (10 de agosto)
– “Contudo, pouquíssimos dos cristãos do mundo estão seguindo seu Mestre através da humildade obediente, progredindo na santidade e perfeição de caráter cristão. A intemperança e a licenciosidade estão aumentando assustadoramente e sendo praticadas em grande parte sob o manto do cristianismo. Este deplorável estado de coisas não é porque os homens são obedientes à lei de Deus, mas porque seu coração se levanta em rebelião contra os Seus santos preceitos” No Deserto da Tentação, 88.

“A chegada de Silas e de Timóteo, vindos da Macedônia enquanto Paulo estava em Corinto, tinha dado grande alegria ao apóstolo. Tinham-lhes trazido boas notícias da fé e amor dos que tinham aceitado a verdade durante a primeira visita dos mensageiros evangélicos a Tessalônica. O coração de Paulo comoveu-se com carinho e simpatia para com esses crentes que, entre provações e adversidades, se tinham mantido fiéis a Deus.” Atos dos Apóstolos, 183

Adaptado e editado por fabiodeps@gmail.com

de temasbblicos.blogspot.com

Pr. Luís C. Fonseca.

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: