Comentários à Lição 5 (2ª parte) Escola Sabatina – O EXEMPLO APOSTÓLICO – 01 a 04 de agosto de 2012

Miguel destrói satanás - Óleo de Eugene de Lacroix

O mundo de hoje, com suas muitas atrações, e luzes, e tecnologias, e movimentos do dinheiro, sexo, poder e bens materiais é a moderna babilônia.
“E babilônia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou. ”
Isaías 13:19

QUARTA-FEIRA (1º de agosto) – Afeição profunda
– Este é o verso para hoje:
“Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.” I Tessalonicenses 2:7-8

O verso 6 menciona que os apóstolos foram brandos para com os tessalonicenses, não tornando pesados para eles na parte financeira. Aqui mostra o grande amor com que os apóstolos trataram os crentes. A cobiça, a imoralidade e o engano não fazem parte das credenciais de Deus. Para Paulo e os demais evangelistas se expressarem desta maneira, dizendo que os amava; era porque os crentes além de serem conquistados por eles, também corresponderam em amor e respeito.

É profundamente gratificante ser acarinhado por membros da igreja!  E com certeza, Paulo o foi. Por isso, ele demostrou amor à eles. Aqui havia algo mais além do fato de Paulo fazer tudo para agradar a Deus. Havia também uma amizade e cumplicidade na fé e esperança.

Como as igrejas da Macedônia reagiram à ternura dos apóstolos? Ver II Cor. 8:1-5

“E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.” V.5

Como os membros da igreja são tratados, mesmo quando precisam de repreensão. E como eles tratam a liderança da igreja?

QUINTA-FEIRA (2 de agosto)– PARA NÃO SER UM FARDO
– Este é o texto de hoje:
“Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” I Tessalonicenses 2:9-12

Paulo e os apóstolos procuravam ser irrepreensíveis nos relacionamentos, de modo que o evangelho de Cristo não fosse reprovado.
A bíblia traz exemplos de pessoas que estando distantes de Deus, mas falando em nome de Deus; extorquiram pessoas inocentes. Cito o episódio do ex-profeta Balaão no Velho Testamento relatado em números 22; e o caso de Simão, o mágico no Novo Testamento, relatado em Atos 8. Estes homens perderam a visão correta e foram levados pelo inimigo a terem sentimentos e prática de cobiça.

Por que Paulo trabalhava com o fabrico de tendas para a sua mantenção, e hoje os pastores e missionários adventistas vivem exclusivamente do ministério?

1) Paulo pregou em um contexto diferente da nossa época. Em uma cultura em que os “gurus” espirituais levavam dinheiro das pessoas, Paulo cuidou com esta questão.

2) No contexto dos Tessalonicenses, os novos conversos eram pessoas da classe trabalhadora, e davam em impostos à Roma, em torno de 60% daquilo que ganhavam. Já para igreja de Corinto o próprio Paulo instruiu a igreja assim: “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” I Coríntios 9:14. Com o tempo, o sistema de dízimos no Novo Testamento foi sendo desenvolvido.

3) Paulo como construtor de tendas, tinha a oportunidade de fazer bons contatos missionários, e ele se valeu deste método.

SEXTA-FEIRA (3 de Agosto)

“Há, por toda parte, a tendência de substituir pela obra de organizações o esforço individual. A sabedoria humana tende à consolidação, à centralização, à edificação de grandes igrejas e instituições. Muitos deixam às instituições e organizações a obra da beneficência; eximem-se do contato com o mundo, e seu coração torna-se frio. Ficam absorvidos consigo mesmos e insensíveis à impressão. Extingue-se-lhes no coração o amor para com Deus e o homem. Cristo confia a Seus seguidores uma obra individual – uma obra que não pode ser feita por procuração. O serviço aos pobres e enfermos, o anunciar o evangelho aos perdidos, não deve ser deixado a comissões ou caridade organizada. Responsabilidade individual, esforço individual e sacrifício pessoal são exigências evangélicas.” A ciência do bom viver, 147

“Se os pastores tornassem os atos de cada dia um assunto de cuidadosa reflexão e deliberada recapitulação, com o objetivo de familiarizar-se com os próprios hábitos de vida, conheceriam melhor a si mesmos. Mediante um exame íntimo de sua vida diária sob todas as circunstâncias, eles conheceriam seus motivos, os princípios que os regem. Essa diária recapitulação de nossos atos, para ver se a consciência aprova ou condena, é necessária para todos os que anelam chegar à perfeição do caráter cristão. Muitos atos que passam por boas obras, mesmo atos de beneficência, se analisados rigorosamente, terão de ser considerados como induzidos por motivos errados. Muitos há que recebem aplausos por virtudes que não possuem.” Testemunhos para a igreja, Vol. 2, 512

Adaptado e editado por fabiodeps@gmail.com

de temasbblicos.blogspot.com

Pr. Luís C. Fonseca.

Anúncios

, , , , , ,

  1. #1 por Evelyn em 2 de agosto de 2012 - 17:12

    the post is really informative for me. i liked it very much. keep sharing such important posts.http://www.maladiretasegmentada.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: