Comentários à Lição 4 (2ª parte ) – ALEGRIA E GRATIDÃO – Escola Sabatina 25 a 27 de Julho de 2012

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”  João 13:15

“E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. ” Apocalipse 15:1

.
Arte Medieval

QUARTA-FEIRA – (25 de julho)
FAZER O QUE PAULO FAZIA.
Este é o texto para hoje:
“E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.” I Tessalonicenses 1:6-7. I Tess 1:6, 7

Não é perigoso imitar pessoas? Ser imitadores de Paulo, é o que ele sugeriu que os tessalonicenses continuassem a fazer, mas sabemos que é perigoso imitar seres humanos. Os novos crentes têm a tendência de imitar os crentes de maior experiência, assim como as crianças imitam os pais e pessoas mais velhas. Queiramos ou não, as pessoas têm a tendência de imitar aqueles que já são crentes a mais tempo. Os Adventistas que já estão na igreja tornam-se referência aos mais novos, recém-batizados. E assim a  responsabilidade aumenta.

Quando Paulo falou que ele fosse tomado por imitação, certamente estava dizendo que isso fosse feito com critério. Ou seja, que o imitassem naquilo que necessitassem para seu crescimento espiritual a fim de logo conhecerem Jesus. Chamou atenção para os sofrimentos que ele passava e quanto às restrições por causa da fé. A vida de um verdadeiro cristão é muitas vezes uma sucessão de renúncias. Há tantos atrativos no mundo que não são adequados aos filhos de Deus que desejam viver na perfeição. Para servirmos de referência às pessoas, é necessário termos a nossa vida organizada com Deus.

Veja estes textos:
“Os que são inclinados a considerar como supremo seu critério individual, acham-se em grave perigo. É o estudado esforço de Satanás separar a esses dos que são condutos de luz, e por cujo intermédio Deus tem operado para edificar e estender Sua obra na Terra” Atos dos Apóstolos, 163 e 164.

“Todos os que assim falsamente representam a Cristo estão imprimindo um molde errado à obra; pois encorajam os que com eles estão ligados a fazerem o mesmo. Por amor de sua alma, por amor àqueles que correm o risco de sua influência, devem eles resignar sua posição; pois no Céu aparecerá o registro de que o praticante do mal tem em suas vestes o sangue de muitas pessoas. Ele fez com que alguns ficassem exasperados, de tal modo que abandonaram a fé; alguns se têm imbuído dos seus próprios atributos satânicos, sendo impossível avaliar o dano a eles causado. Somente aqueles que manifestam que seu coração está sendo santificado pela verdade devem ser mantidos em posições de confiança na obra do Senhor” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 262.

QUINTA-FEIRA – (26 DE JULHO)
MAIS EVIDÊNCIAS DA FÉ 
Veja o texto para hoje: “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma. Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro. E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” I Tessalonicenses 1:8-10.

É muito agradável sabermos que as pessoas falam bem de nós. A fé e bom comportamento do tessalonicenses soaram para fora dos limites da sua cidade e igreja.

Os tessalonicenses haviam recebido “a palavra em muita tribulação”; e seu coração estava cheio do “gozo do Espírito Santo”. O apóstolo declarou que em sua fidelidade em seguir ao Senhor, haviam eles sido “exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia”. Essas palavras de louvor não eram imerecidas; “porque por vós”, escreveu ele, “soou a Palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou”.

Veja este texto:  “Os crentes de Tessalônica eram verdadeiros missionários. Seu coração estava inflamado de zelo pelo seu Salvador, que os livrara do temor da  ‘ira futura’  ( I Tess. 1:10). Mediante a graça de Cristo, operara-se-lhes na vida uma transformação maravilhosa; e a Palavra do Senhor, pregada por eles, era acompanhada de poder. Por intermédio das verdades apresentadas, corações foram ganhos e almas acrescentadas ao número dos crentes” Atos dos Apóstolos, 255 e 256.

SEXTA-FEIRA – (27 de julho)
Comentário Adicional

  “Como Cristo viveu a lei na humanidade, assim podemos fazer, se nos apegarmos ao forte em busca de força. Mas não devemos pôr a responsabilidade de nosso dever sobre outros, e esperar que eles nos digam o que fazer. Não podemos depender da humanidade quanto a conselhos. O Senhor nos ensinará nosso dever com tanta boa vontade como o faz a qualquer outro. Se a Ele nos achegarmos com fé, transmitir-nos-á pessoalmente os Seus mistérios. Nosso coração arderá muitas vezes dentro de nós ao aproximar-Se Alguém para comungar conosco como fez com Enoque. Os que decidem não fazer, em qualquer sentido, coisa alguma que desagrade a Deus, depois de Lhe apresentarem seu caso saberão a orientação que hão de tomar. E não receberão unicamente sabedoria, mas força. Ser-lhes-á comunicado poder para a obediência e para o serviço, assim como Cristo prometeu. Tudo quanto foi dado a Cristo – “todas as coisas” para suprir as necessidades dos homens caídos – foi-Lhe dado como cabeça e representante da humanidade. E “qualquer coisa que Lhe pedirmos, dEle a receberemos; porque guardamos os Seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à Sua vista”. I João 3:22”. O Desejado de Todas as Nações, 668.

“Muitos dos crentes de Tessalônica tinham-se convertido dos ídolos para servirem o Deus vivo e verdadeiro. Tinham recebido a Palavra com alegria do Espírito Santo, apesar das muitas preocupações. O apóstolo declarou que, na sua fidelidade em seguir ao Senhor, tinham sido o modelo para todos os crentes da Macedônia e Acácia.” Atos dos Apóstolos, 183

editado por fabiodeps@gmail.com

temasbblicos.blogspot.com.br

Anúncios

, , ,

  1. #1 por Abella em 28 de julho de 2012 - 16:29

    wow, it’s astonishing how relevant this article is. thanks for posting such rich content. this is refreshing to see.http://www.kitsucesso.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: