Comentários à Lição 4 (1ª parte ) – ALEGRIA E GRATIDÃO – Escola Sabatina 21 a 24 de Julho de 2012

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.”
João 15:16-17

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – Alegria e Gratidão
VERSO ÁUREO: “Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.” I Tessalonicenses 1:2-3
INTRODUÇÃO: Paulo foi, na realidade, um grande pastor do rebanho. A despeito dele não ter tido muito contato pessoal com a igreja de Tessalônica, pois teve que sair de lá por problemas relacionados com ciúmes e perseguição religiosa, e também lá havia problemas de relacionamentos e doutrinários; mas Paulo tomou todo o cuidado de enaltecer as boas qualidades da igreja.
O apóstolo começa por realçar a oração que fazia por eles, o que revela o profundo interesse e amor espiritual que ele tinha pela igreja. Paulo também alegra-se porque a maioria dos membros da igreja estavam firmes na fé.
Paulo concluiu o seu primeiro capítulo escrevendo sobre a esperança que os tessalonicenses tinham na volta de Jesus.
Na lição desta semana vamos ter um vislumbre de como os novos conversos tiveram que lidar com os desafios e problemas que surgiram na igreja e como o Espírito Santo atuou na vida deles transformando-os.
DOMINGO – (22 de julho)
UMA ORAÇÃO DE GRATIDÃO – O texto para hoje é o seguinte:

“Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.” I Tessalonicenses 1:1-3.
Paulo reconhece os seus colaboradores, Silvano (Silas), e Timóteo na tarefa da pregação do evangelho; como co-participantes da carta que escreveu.
Estes versículos apresentam as 5 palavras favoritas de Paulo: graça, paz, fé, amor e esperança.
Graça – A palavra graça literalmente quer dizer; “curvar-se” e transmite a ideia de alguém que se curva para levantar alguém que esteja caído. Qual uma mãe que se curva para cuidar do seu bebê, Deus se curva para salvar o pecador. Esta imagem leva-me para Lamentações de Jeremias 3:22 que diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.”
Paz – No hebraico a palavra é shalom e tem uma conotação muito positiva e significa a pessoa estar sã e completa. Só em Deus o pecador encontra essa paz. Ver Salmo 85:8
Fé – Para Paulo fé é muito mais do que meramente um conhecimento intelectual; é uma expectativa real de uma vida transformada pelo poder de Jesus
Esperança – A esperança que Paulo menciona não é sonhar acordado com o que se deseja; é sim uma certeza da volta de Jesus e de um novo mundo. Ver I Tessal. 1:10
Amor – O amor manifestado pela igreja de Tessalônica era maior do que um mero sentimento. Paulo afirma que o amor deles era vigoroso e que produzia efeitos positivos. A Palavra grega usada aqui é ágape que significa um amor altruísta que era visto na vida de Jesus. Este amor é aquele que nasce no coração de Deus.
Compare o texto de hoje com I Coríntios 13 e procure se encontrar na realidade solicitada por Deus.
SEGUNDA-FEIRA – (23 de julho)
DEUS ESCOLHEU VOCÊ – Qual é o texto base de hoje?
“Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus.” I Tessalonicenses 1:4
Deus realiza especialmente três tipos de chamados para a humanidade. Um é geral e dois são específicos.
a) Chamado para o ministério vocacional. São os pastores, obreiros bíblicos e missionário assalariados, como vemos no seguinte texto: “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério.” I Timóteo 1:12
b) Chamado para ministério leigo. Embora todos possam testemunhar de Cristo independentemente de ter cargos; mas, nem todas os crentes tem condições vocacionais de exercer cargos na igreja. Neste nível de chamado estão todos os líderes de departamentos da igreja envolvendo todos os diáconos e diaconisas e outros que trabalham diretamente com as atividades da igreja. Ver I Timóteo 3:1-13
c) Chamado para a salvação. Neste chamado geral, todas as pessoas são convidadas para a salvação, como vemos nos seguintes textos:
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Efésios 1:5
“Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Efésios 1:11
Todos fomos predestinados para a salvação. Ninguém foi predestinado para se perder como ensina a errônea doutrina calvinista. Aceitar ou não a escolha que Deus fez para nos salvar, dependerá de cada um.
TERÇA-FEIRA – (24 de julho)
SEGURANÇA EM CRISTO – “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” I Tessalonicenses 1:5
Paulo, no texto de hoje menciona que é por meio do poder da ação do Espírito Santo e da convicção da própria pessoa que as mudanças da nossa vida ocorrem, e que podemos desenvolver a esperança em Cristo. O próprio ser humano pode estar convicto da necessidade de mudanças em sua vida, mas sem o poder do Espírito Santo, ele irá lutar sem nada conseguir de significativo. Atente-se, o ser humano também necessita fazer alguma coisa: como Paulo diz, ter a convicção de que precisa ser ajudado, isso implica em querer mudar.
De que modo o crente pode saber se é guiado pelo Espírito santo? Se ele produz o fruto do Espírito conforme Gálatas 5.22. Quando o cristão vive sob a esfera do Espírito Santo ele pratica a bondade sem perceber. As pessoas percebem logo a sua disponibilidade e amor em atender as pessoas, e as suas palavras são doces e de motivação. Ele não critica, não acusa e nem causa provocação à ninguém. É alguém disponível para trabalhar para Deus.

editado por fabiodeps@gmail.com

Luis Fonseca
temasbblicos.blogspot.com.br

, , , , , , ,

  1. #1 por ANA LIMA em 25 de julho de 2012 - 8:44

    REALMENTE TEMOS QUE VIVER O QUE CRISTO NOS ENSINOU ,TRANSMITINDO; AMOR ,CUIDAD E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O NOSSO PROXIMO.ISSO SIM É CRISTIANISMO NA ÍNTEGRA.

  2. #2 por Carina em 27 de julho de 2012 - 12:10

    right. how cool and pretty it looks! it is my pleasure to read of the valuable stuff through these info..http://www.acertemail.com

  3. #3 por Andresa em 30 de julho de 2012 - 6:41

    i don’t get what you’ve said, but i always appreciate different points of views.http://www.maladiretasegmentada.com.br

Deixe um comentário

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23