Comentário à Lição 13 – Escola Sabatina – Semana de 23 a 30/06/2012

Evangelismo e Testemunho – Lição 13
Um Ministério Perpétuo 

.  Comentários Bíblicos do Dr. Bruce Cameron (Original em inglês)

(Números 8, Lucas 12, Mateus 5 e 10)


“Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos” (Lc 13:18, 19, NVI).
Introdução: Agora que chegamos à última lição de nosso estudo sobre testemunho e evangelismo, devemos estar nos perguntando, “Quando começamos?”. Ao contrário, parece que estamos estudando “Quando paramos?”. “Ministério perpétuo” significa que nunca paramos? Meu hábito, todas as manhãs em que estou em Virginia Beach, é caminhar pela praia. Um colega que eu sempre vejo na caminhada é aposentado. Ele passa todas as tardes boas com sua esposa sentado na praia. Você gostaria disso? Eu não suportaria. O que a Bíblia diz sobre aposentadoria do ministério? O que deveríamos fazer com aqueles que se aposentaram de fazer parte do ministério porque estão infelizes? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Aposentadoria

A. Você já ouviu alguém dizer que aposentadoria é contra a Bíblia? Não deveríamos nos aposentar porque a Bíblia não fala sobre isso? Leia Números 8:23-26. O que a Bíblia sugere sobre aposentadoria? (Os levitas se aposentavam do “serviço regular” com 50 anos!).

1. Eles iam para casa assistir televisão? (Eles estavam liberados para assistir, mas isso não parece ser requerido).

2. Nós ouvimos que a idade de aposentadoria deveria subir por causa do aumento da longevidade. Leia Deuteronômio 34:7 e Josué 24:29. O que isso sugere sobre a longevidade das pessoas nos tempos de Moisés? (Parece que as pessoas viviam por volta de 100 anos).

3. Vamos supor que as pessoas geralmente vivessem até os 100 anos durante a época de Moisés. Que conclusão devemos tirar da idade de aposentaria de 50 anos dos levitas? Hoje, você deveria poder se aposentar com 40 anos de idade?

B. Leia Lucas 12:13-15. Nos versos precedentes do capítulo 12 de Lucas, Jesus ensinou sobre hipocrisia e temor a Deus. Esse homem queria mudar o assunto para algo que ele achava ser mais prático para sua vida. Como Jesus reagiu a essa questão? (Ele resistiu. Então Ele sugeriu que o homem deveria ser mais interessado no assunto que Jesus estava falando do que no assunto do dinheiro).

C. Leia Lucas 12:16-17. Suponha que você está encarando esse “problema”. O que você faria?

D. Leia Lucas 12:18-19. Essa é uma solução razoável para o problema?

1. Se você respondeu originalmente “Eu venderia minhas colheitas e investiria dinheiro para o futuro”, a solução do fazendeiro é diferente da tua?

E. Leia Lucas 12:20. Por que o homem é tolo? Por causa do investimento para o futuro? Porque ele se aposentou? Porque ele não comprou um seguro de vida? Porque ele perdeu seu físico anual?

1. Leia Lucas 12:21. O que Jesus insinua é a razão para o homem ser chamado de tolo? (Ele construiu um futuro baseado somente em seu próprio prazer).

F. Pense um pouco sobre a aposentadoria do levita e o fazendeiro morto. O que a Bíblia está nos ensinando sobre um “ministério perpétuo”? ([Por um lado não somos requeridos para trabalhar em período integral no ministério (ou em qualquer coisa) nossa vida inteira. Por outro lado, nunca devemos chegar ao ponto de focar apenas em nosso próprio prazer. Devemos permanecer “ricos para com Deus” em qualquer idade].

II. Aposentados Precoces

A. Todos nós conhecemos pessoas que deixaram a igreja porque eram infelizes com a igreja, entediados com a igreja ou insultados por membros da igreja. Deveríamos seguir esses “aposentados precoces”?

B. Leia 2 Coríntios 5:18-19. Que trabalho nos é dado? (A “mensagem da reconciliação”).

1. Que mensagem é essa? (Que Deus não considera nossos pecados se estamos em Jesus).

C. Leia Mateus 10:5-6. Quando Jesus se refere às “ovelhas perdidas de Israel”, Ele está se referindo aqueles que ouviram a mensagem da reconciliação? (Enquanto o sistema de sacrifícios do templo era uma mensagem de reconciliação, eles não tinham ouvido falar de Jesus, e como Ele preencheu o serviço do templo).

D. Leia Mateus 10:11-15. Que esforço deve ser feito por aqueles que rejeitaram o evangelho? (Se sua apresentação é rejeitada, você sai).

1. O que isso nos ensina sobre seguir “aposentados” – aqueles que deixaram a igreja por diversas razões? (Isso nos ensina que nossos esforços deveriam ser direcionados para aqueles que nunca ouviram o evangelho, não para aqueles que já ouviram e rejeitaram).

E. Isso parece ser uma conclusão dura. Existem exceções para isso?

1. Vamos voltar para a questão das “ovelhas perdidas de Israel”. Elas não tinham consciência de Deus? (Não. Elas simplesmente não tiveram a mensagem do evangelho).

a. Existem antigos membros da sua igreja que não receberam de fato a mensagem do evangelho? (Historicamente, há um problema com a apresentação apropriada do evangelho em algumas igrejas. Muitas das pessoas que eu conheci quando jovem estão fora da igreja, e parece que eles estão fora por não terem recebido uma mensagem de reconciliação clara – Deus não segura os pecados contra aqueles que estão em Cristo).

(1) O que a instrução das “ovelhas perdidas” nos sugere sobre os antigos membros? (Se eles não receberam uma apresentação do evangelho da graça clara, precisamos tentar educá-los sobre isso, em vez de sacudir a poeira dos nossos pés).

2. Leia Mateus 5:23-24. Qual é nossa obrigação para com os antigos membros que “têm algo contra nós”? (Reconciliarmo-nos com eles).

b. Devemos estar em falta para que esse texto se aplique? (Se estivermos em falta, certamente precisamos tentar nos reconciliar. Mas, esse texto também se aplica para aqueles que pensam que são “inocentes” de terem feito algo errado. Anos atrás, esse texto me condenou a tentar me reconciliar com um antigo membro que parecia me odiar, mesmo eu pensando que era inocente. Meus esforços de reconciliação cegou minha raiva, mas não a trouxe de volta para a igreja. Entretanto, seus filhos viram o que eu tinha feito e se reconciliaram comigo).

3. Leia Mateus 5:44. O que somos requeridos a fazer por nossos inimigos?

c. Deveríamos fazer menos por antigos membros?

F. Leia 2 Timóteo 2:1-4. Por que um soldado não se envolve em questões civis? (Esse não é o propósito do militarismo. As pessoas irão temer ou rejeitar o militar se ele estiver envolvido em questões civis).

1. Timóteo não é um militar. Por que Paulo está escrevendo isso a ele? (Em parte, Paulo quer que ele se apegue ao seu trabalho apropriado e à mensagem).

2. Quantas vezes as pessoas da igreja não se ofendem por coisas que não são centrais ao trabalho da igreja?

3. Eu tenho algumas visões políticas fortes. Enquanto eu gosto de pensar que são todas guiadas por minhas crenças religiosas, eu conheço cristãos que não compartilham das minhas visões políticas. Qual é minha obrigação em relação às minhas visões políticas e ofender a igreja?

G. Recentemente lemos isso, mas vamos ler novamente: 1 Coríntios 9:20-23. O que Paulo nos ensina sobre a distância que devemos ir para evitar ofender outros em assuntos não centrais do evangelho?

H. Amigo, a Bíblia nos ensina que podemos retardar o ritmo com a idade, mas nunca deveríamos nos voltar para dentro e procurar apenas agradar a nós mesmos. Deveríamos sempre ser ricos perante Deus ao compartilhar Sua mensagem de reconciliação. Enquanto não devemos gastar rotineiramente nosso tempo correndo atrás de antigos membros, devemos ter certeza de que não estamos criando “antigos membros” ao ofender. Se as pessoas saíram por serem ofendidas, ou por serem ensinadas inapropriadamente, devemos tentar consertar esses erros. Você irá se comprometer, hoje, ao “ministério perpétuo” inteligente?

III. Próxima Semana: Começamos um novo estudo das cartas aos Tessalonicenses

Tradução: Tamiris Borges da Silva (Tammy)

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira (uma editora da Igreja Adventista do Sétimo Dia), cujo original do ano corrente pode ser encontrado semanalmente em http://www.cpb.com.br e procurando, no final da página, o link “Lições Adultos”.

Anúncios

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: