Estônia país menos religioso do mundo.

Estônia

Tendo entrado recentemente para a zona do euro e se tornado a primeira ex- integrante da antiga república soviética a tomar esta posição, a Estônia é considerado o país menos religioso do mundo.

Pesquisa do instituto Gallup de 2009 indicavam que apenas 16 % da população considera que a religião faz algum papel na vida das pessoas e famílias.

A Estônia foi um dos últimos lugares da Europa Medieval a ser cristianizado. Em 1193, o Papa Celestino III organizou uma cruzada contra os pagãos do extremo norte das terras alemãs, partindo de Riga. Com a ajuda dos recém-cristãos livonianos e letões, a cruzada marchou rumo às terras da atual Estônia em 1208.
As tribos estonianas resistiram bravamente, e até saquearam, algumas vezes, os acampamentos dos guerreiros de Riga, até que em 1217, a ordem cristã dos Livônios e seus recentes aliados venceram uma grande batalha, que matou o líder dos estonianos, Lembitu. A resistência durou até 1227, quando os livônios estabeleceram a Confederação da Livônia, que compreendia as atuais Letônia e Estônia.

Devido às diversas culturas que se sucederam em ocupações sucessivas, a Estônia desenvolveu uma cultura de particular tolerância e de respeito pelo estrangeiro, seja qual for sua religião ou credo. Estando entre dois poderes cristãos, a Suécia protestante e a Polônia católica também deve ter causado forte imparcialidade religiosa nos estonianos que preferiram manter-se apáticos religiosamente.

Cúpula da Catedral

A capital, Tallinn, tem uma catedral ortodoxa que consta como sendo a maior cúpula ortodoxa  já construida . Erigida em 1900 ao tempo da dominação russa dos czares, quase foi demolida como reação ao domínio da época soviética.

O fato de ser um país fortemente industrializado faz  influências do mundo do consumo atingiram fortemente a população, dos religiosos a maior parte pertence aos luteranos e há cultuadores de forças da natureza e neo-espiritualistas, com relativo sucesso econômico é candidato a evangelização diante das turbulências de um mundo em crise.

Fábio de Castro Ferreira

Anúncios

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • ” Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

  • “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:20-21.

  • "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."
    Judas 1:21-23

%d blogueiros gostam disto: